dd
• NOTÍCIAS
São Lourenço do Oeste foi sede de Conferência Regional de Saúde das Mulheres
Adicionada: 16/05/2017
 



Para Vânia, é importante que se aumente a oferta de serviços para as mulheres, principalmente na questão do acolhimento.



Profissionais da saúde de 19 municípios reuniram-se durante toda a segunda-feira (15) no Teatro Professor Arno Ignácio Etges, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em São Lourenço do Oeste, para a primeira Conferência Regional de Saúde das Mulheres da Região de Saúde de Xanxerê.

 

Com o tema central “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, o evento serviu para discutir diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde das Mulheres. Também participaram representantes de entidades sociais e membros da comunidade.

 

De acordo com a secretária de Saúde de São Lourenço do Oeste, Vânia Garbin Baldissera, dentro dos quatro eixos temáticos debatidos durante a conferência 38 propostas foram elencadas, sendo 14 nacionais e 24 estaduais. “Agora, o relatório com as propostas seguem para a conferência estadual, em Florianópolis, que será realizada nos dias 13 e 14 de junho”, explica. Para isso, foram escolhidos quatro delegados de cada município, sendo um gestor municipal, um trabalhador de saúde, um prestador de serviço e um usuário. A secretária Vânia será a gestora representante de São Lourenço do Oeste.

 

A secretária de Saúde avalia de forma positiva a primeira Conferência Regional de Saúde das Mulheres da Região de Saúde de Xanxerê. “Existem realidades semelhantes, mas também há diferenças, por isso o encontro é importante, para promover esse debate”, ressalta.

 

Para Vânia, é importante que se aumente a oferta de serviços para as mulheres, principalmente na questão do acolhimento. “Numa conversa, por exemplo, na acolhida, você consegue identificar o problema que a mulher tem, consegue ouvir e ela tem um tempo para desabafar. A mulher é a maior frequentadora das unidades de saúde, mas muitas vezes vai por outros motivos. A mulher fica sobrecarregada, mas também precisa cuidar da própria saúde”, salienta.

 

 

Cidades

 

Participaram da conferência os municípios de Abelardo Luz, Bom Jesus, Campo Erê, Coronel Martins, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, Lageado Grande, Marema, Novo Horizonte, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Bernardino, São Domingos, São Lourenço do Oeste e Vargeão.



Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura de São Lourenço do Oeste - Foto: Assessoria
 

Versão para impressãoVersão para impressão Enviar para amigoEnviar para amigo
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.