dd
• NOTÍCIAS
Nove verdades e uma mentira sobre higiene bucal infantil
Adicionada: 11/10/2017
 



Preparamos uma lista com uma versão no mínimo inusitada sobre higiene bucal infantil. Será que você descobre o que é uma inverdade?



Você pode não ter feito sua lista, mas certamente já foi impactado na sua página do Facebook pelo novo desafio de listar as nove verdades e uma mentira de acontecimentos da sua vida. Confira a lista do dentista Lucas Mano, do Instituto BelaOdonto, de uma versão no mínimo inusitada sobre higiene bucal infantil:

 

1. É necessário realizar a escovação pelo menos três vezes ao dia.

 

2. Visitas periódicas ao dentista são importantes mesmo sem ter algum problema aparente.

 

3. A partir do momento que nasce o primeiro dente é necessário fazer a escovação.

 

4. O uso da escova correta proporciona maior conforto na hora de fazer a higienização.

 

5. O uso do fio dental não é essencial para uma boa higienização bucal.

 

6. Pastas infantis são ótimas opções para criar o hábito da criança em fazer a escovação.

 

7. Os pais precisam acompanhar, mas é importante que a criança escove os dentes sozinha.

 

8. Levar o bebê no dentista pode melhorar a relação entre mãe e filho.

 

9. É importante que os pais falem sobre a importância da higiene bucal. Porém, manter hábitos de alimentação saudáveis pode ajudar a saúde dos dentes.

 

10. O uso prolongado da chupeta e/ou do dedo prejudica o correto crescimento e desenvolvimento das estruturas orais e faciais.

 

Já sabe qual é a mentira? Confira abaixo e fique sempre atento a higiene bucal das crianças:

 

1. Verdade. Após o café da manhã, almoço e, principalmente, jantar. Esta é a recomendação básica, mas o cuidado com a saúde bucal precisa ser levado muito mais a sério. Mais importante do que a quantidade de vezes é a eficácia da escovação.

 

2. Verdade. Não é apenas quando está com dor que os pais precisam levar ao profissional, isso é o erro mais comum que dá início ao medo em relação ao dentista. Os pais levam quando acham que há algo errado, e geralmente eles até acertam, mas os problemas já estão avançados e poderiam ter sido evitados com visitas periódicas.

 

3. Verdade. Começamos limpando com uma gase sem pasta quando são muito pequenos. Depois utilizamos uma dedeira que possui uma ponta de silicone com cerdas bem macias (ainda sem pasta). Neste mesmo período é importante começar a criar a relação entre a criança e a escova de dente. Ela não irá escovar os dentes, mas irá se familiarizar com o a escovação.

 

4. Verdade. São vários os modelos de escovas dentais disponíveis no mercado. Você deve levar em consideração, principalmente, o tamanho e as cerdas da escova.

 

5. Mentira! Escovar os dentes sem passar o fio é o mesmo que trocar de roupa sem tomar banho. O fio dental é tão importante quanto a escovação, as duas se complementam.

 

6. Verdade. Hoje temos acesso a uma infinidade de opções de escovas infantis e pasta de dente que são específicas para criança. Nesta fase, é comum o hábito de comer a pasta e de não se adaptar com o “ardido” das que utilizamos quando adulto, por isso começar a escovação com “pasta docinha” é mais fácil.

 

7. Verdade. Depois de alguns anos a criança precisa ser estimulada a escovar os dentes sozinha. A hora de passar para este período está ligada muito a coordenação motora das crianças e com a importância que os pais irão passar para eles sobre a higienização. Esta rotina deve ser inserida na vida das crianças a partir dos dois anos de idade.

 

8. Verdade. A criança pode nascer com dentes, e isso causa desconforto e machucam as mães na hora da amamentação. Às vezes é necessário extraí-los ou desgastá-los para evitar dores e machucados sem comprometer este momento importante entre a mãe e o bebê.

 

9. Verdade. Evitar alguns costumes como: a mamadeira da noite e a ingestão de muito açúcar na fase infantil é essencial para manter a boca mais saudável.

 

10. Verdade. O uso prolongado desses artifícios pode atrapalhar a mastigação, fala, deglutição e respiração da criança.



Fonte: Guida do Bebê | Foto: Reprodução
 

Versão para impressãoVersão para impressão Enviar para amigoEnviar para amigo
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.