• Leia mais notícias de GERAIS
Prefeitura de Pato Branco regulamenta circulação de veículos de carga nas estradas do interior
Adicionada: 15/05/2018
 



Nas estradas do interior de Pato Branco, podem circular veículos que não excedam o peso bruto total de sete toneladas por eixo



Desde fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) estão regulamentando a circulação de veículos de carga que trafegam pelas estradas do interior. Os critérios estão estabelecidos no decreto nº 8.260, de 19 de fevereiro de 2018, e visam garantir a segurança e a infraestrutura, especialmente das vias pavimentadas pelo Programa Asfalto no Campo. 

 

A partir disso, foi regulamentada a proibição de entrada e circulação de veículos rodoviários de carga, com peso bruto total acima de sete toneladas por eixo, nas estradas do interior de Pato Branco. Os veículos utilizados em serviços de utilidade pública, de interesse público, de emergência e urgência, ou veículos militares, não precisam atender a restrição.

 

Quem trafegar pelas comunidades de Passo da Ilha, São João Batista, Nossa Senhora do Carmo e Independência, já encontra a sinalização indicando a regulamentação. O secretário municipal de Agricultura, Clodomir Ascari, lembra que desde 2014, o Programa Asfalto no Campo executou 25,6 quilômetros de asfalto. Paralelamente, neste momento, mais 16,11 quilômetros estão sendo executados, nas comunidades de Sede Dom Carlos e Sede Gavião.

 

“Estamos chegando a 41,71 quilômetros em obras de asfalto no interior, graças ao programa inédito Asfalto no Campo. Por isso, precisamos planejar e garantir a infraestrutura das estradas atendidas, o que também contempla medidas de conservação como esta. Nosso intuito é, principalmente, garantir a segurança de quem trafega nessas vias, uma vez que estradas de boa qualidade beneficiam, de forma direta, a produção e o desenvolvimento das comunidades do nosso interior”, ressalta o secretário Clodomir.

 

 

Regulamentação

 

O decreto municipal atende à Lei Federal no 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e oportuniza o planejamento e a regulamentação do trânsito de veículos em âmbito municipal. As medidas também atendem normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

O Depatran já efetuou a instalação das sinalizações nos principais trechos, bem como realizou ações de orientação e efetua a fiscalização para o cumprimento da regulamentação.



Fonte: Ascom Prefeitura de Pato Branco | Foto: Ascom Prefeitura de Pato Branco
 

Versão para impressãoVersão para impressão
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.