• Leia mais notícias de SAÚDE
Pesquisadores podem ter encontrado cura da calvície
Adicionada: 15/05/2018
 



Proteína ligada à queda de cabelo foi inibida por composto ativo



Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Dermatologia da Universidade de Manchester podem ter encontrado uma cura para a calvície. Um composto ativo que estimula folículos capilares humanos ao combater a proteína que prejudica o crescimento de novos fios.

 

Coautor do estudo, Dr Nathan Hawkshaw diz que a descoberta anima os pesquisadores porque esse agente não tinha sido considerado no contexto da queda capilar e, por isso, é possível o desenvolvimento uma solução para a calvície com base na nova tese.

 

O composto chamado Ciclosporina A era usado para diminuir a rejeição em transplantes e tratar doenças autoimunes–e um dos efeitos colaterais que ele apresenta é o crescimento indesejado de cabelo.

 

Em testes feitos em laboratório com o composto em amostras de pacientes que fizeram transplantes capilares, o gene SFRP1, apontado por pesquisas científicas como um dos agentes que impedem o crescimento dos fios de cabelo, foi inibido. O fato de terem sido usadas amostras humanas reais anima os pesquisadores e diz que, por conta disso, o estudo é “clinicamente relevante”.

 

Agora, os pesquisadores esperam realizar testes clínicos com a Ciclosporina A e avaliar se ela segura e realmente é efetiva no tratamento da calvície.

 

Os tratamentos atuais para a queda capilar com medicamentos apresentam resultados pouco consistentes, sendo a solução mais efetiva atualmente o implante capilar.



Fonte: Exame | Foto: Reprodução
 

Versão para impressãoVersão para impressão
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.