• Leia mais notícias de GERAIS
Saúde de Novo Horizonte inicia atendimento com ginecologista e pediatra
Adicionada: 14/03/2019
 



Em ambas as especialidades os atendimentos serão feitos no posto de saúde, em conjunto com os demais profissionais da atenção básica de saúde



A partir desta semana, mulheres e crianças de Novo Horizonte passam a ter a disposição o atendimento com ginecologista e pediatra. Na área da ginecologia, os primeiros atendimentos foram feitos na manhã da segunda-feira (11). No caso da pediatria, a médica iniciou os trabalhos na tarde desta quarta-feira (13). Em ambas as especialidades os atendimentos serão feitos no posto de saúde, em conjunto com os demais profissionais da atenção básica de saúde. 

 

De acordo com o secretário de Saúde do município, Rogério Acácio Mascarelo, a ideia é melhorar a qualidade de vida da população de Novo Horizonte. “O município já vinha prestando esses serviços, porém, por meio de encaminhamentos e convênios onde os pacientes precisavam se deslocar para outros centros”. Com a implantação dessas novas especialidades dentro do Posto de Saúde, o secretário acredita que a população usuária dos serviços passa a ser melhor atendida.  

 

Lembrando que a implantação das novas especialidades estava no plano de governo e se tornou realidade a partir de um planejamento estratégico, o prefeito, Vanderlei Sanagiotto, explica que o investimento visa atender uma demanda da população. Como os profissionais foram contratados via licitação, o Executivo adianta que o atendimento deve ser mantido também no próximo ano, já que a legislação permite a prorrogação do contrato. 

 

No entendimento do prefeito, essa decisão garante um atendimento mais rápido, com qualidade e sem o incômodo do deslocamento. “Fazer esse investimento é pensar no bem-estar da nossa população e, é claro, projetar o futuro. Toda a área da saúde é importante, mas essas duas são fundamentais para garantirmos uma sociedade saudável”, disse ele emendando que a ideia é fazer um trabalho preventivo, para evitar possíveis problemas no futuros. “O município investe, mas no fim há economia”, avalia o gestor. 

 

Questionado sobre a decisão, Sanagiotto disse que foi um consenso entre administração e Secretaria de Saúde. “É uma demanda da sociedade, estava no plano de governo e havia um planejamento para isso. Foi por isso que saiu do papel”, conclui. 

 

 

Atendimento 

 

Segundo o secretário de Saúde, as duas especialidades vão trabalhar em conjunto com os médicos da atenção básica. Na prática, isso quer dizer que o paciente não poderá agendar diretamente com os especialistas. “Ele [paciente] primeiro vai passar pelo atendimento dos médicos clínicos. Se houver a necessidade, eles [médicos], vão encaminhar para as especialidades”, explica Mascarelo. 

 

No caso da especialidade de ginecologia, o atendimento será feito sempre nas segundas-feiras, pela manhã, para mulheres e gestantes. A pediatria será nas quartas-feiras, no período da tarde, para crianças de zero a 19 anos. Serão 16 consultas por dia em cada especialidade. As especialidades serão atendidas pela pediatra Larice Da Silveira Furrer e pelo ginecologista Rogerio Scariot.

 

Embora a implantação dos nossos serviços tenha passado por um planejamento e os especialistas já estejam atendendo, Mascarelo pede um pouco de paciência no início. Conforme ele, é preciso testar o formato de trabalho e, caso seja necessário, fazer alguns ajustes. “Mesmo havendo o planejamento, é na prática que vamos testar o funcionamento da estratégia”, resume ele. 



Fonte: Ascom Prefeitura de Novo Horizonte | Foto: Ascom Prefeitura de Novo Horizonte
 

Versão para impressãoVersão para impressão
 


-----...*As opiniões expressas nos comentários não condizem, necessariamente, com a opinião do grupo editorial do "Portal TiviNet" e estes são de responsabilidade de seus idealizadores.