Theo Ricardo Ferreira Felber, de 5 anos, foi encontrado sem vida na tarde de terça-feira (25). Suspeito está preso.
O homem que foi preso ao confessar que arremessou o filho de 5 anos de uma ponte em São Gabriel, na Fronteira Oeste do RS, havia tentado matar a criança sufocada um dia antes, segundo a Polícia Civil. Theo Ricardo Ferreira Felber foi encontrado sem vida na tarde de terça-feira (25).
"Atentou contra a vida do filho, mediante esganadura. Tentou matá-lo por sufocamento, não conseguiu. A criança recobrou os sinais vitais, ele não seguiu na esganadura", afirma o delegado Daniel Severo.
O suspeito, então, decidiu arremessar o menino da ponte do Rio Vacacaí, de acordo com a investigação. Câmeras de monitoramento flagraram o homem em uma bicicleta, com a criança na frente, horas antes do crime.
"Ele relata que andou pela cidade, procurando um ponto apropriado para terminar o que ele havia já se determinado a fazer. Decidiu, por fim, na ponte do rio Vacacaí, próxima à entrada do bairro Bonfim, jogá-lo da ponte com a intenção de que ele morresse afogado", diz o delegado.
O suspeito, identificado como Tiago Ricardo Felber, se apresentou voluntariamente à Brigada Militar (BM) e está preso. Ele segue sob custódia na Delegacia de Pronto Atendimento do município e deve ter a prisão preventiva decretada nesta quarta-feira (26).
A Prefeitura de Nova Hartz manifestou pesar pela morte de Theo. O menino era estudante da rede municipal de ensino.
Crime teria sido motivado por vingança
Conforme o responsável pela investigação, Tiago não aceitava o término do relacionamento com a mãe da criança. Ele teria dito, em depoimento à polícia, que cometeu o crime por vingança.
"A relação foi bastante conturbada. Ele não aceitava a separação, não aceitava que ela se relacionasse novamente com outras pessoas, e ele falou várias vezes que o motivo era vingança", sustenta o delegado.
Causa da morte será apurada
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi acionado para atendimento da ocorrência. Laudos técnicos devem apontar se a criança morreu antes ou depois da queda.
"A necropsia vai nos dizer a causa real da morte. Ele nega [ter jogado o corpo do menino já sem vida no rio]. Se morreu em virtude da queda ou em virtude do afogamento, isso vai ser apurado", esclarece o delegado.
Nota Prefeitura de Nova Hartz
Nota de pesar
A Prefeitura de Nova Hartz manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de Theo Ricardo Felber, aluno da EMEF Imigrante. Aos familiares e amigos, desejamos força nesse momento de dor e luto".
O Corpo de Bombeiros e SAMU de Coronel Vivida foram acionados e ao chegar no local os socorristas constataram que havia cinco vítimas em óbito no automóvel
Uma criança sobreviveu ao acidente e foi encaminhada para atendimento médico em Pato Branco pela equipe Avançada do SAMU.
Homem está internado sob escolta e a prisão temporária foi solicitada à Justiça e aceita.
O ocupante do Honda Civic identificado como Oreste Ferreira de Mello, 65 anos, entrou em óbito no local.
Motorista estava acompanhada do namorado, que entregou a direção do veículo a ela, segundo a polícia. A idade mínima para dirigir caminhão é de 21 anos, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
Caso foi registrado em Jataizinho. Segundo PM, corpos tinham sinais de violência. Duas pessoas foram levadas à delegacia e liberadas em seguida.