Outros seis casos suspeitos estão em investigação pelo setor epidemiológico do município.
O município de Abelardo Luz, no Oeste catarinense, registrou na última sexta-feira (5), o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente é uma mulher de 54 anos, que está estável e permanece isolada na própria residência. A origem do contágio está em investigação pelo setor epidemiológico.
De acordo com a secretária Adriana Papini, após a confirmação do caso, os profissionais da área seguem em sobreaviso. “A secretaria já tomou todas as providências e inclusive está realizando a rastreabilidade dos possíveis contatos desta paciente”, salienta.
Na manhã de segunda-feira, a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com equipes de profissionais de todas as unidades básicas do município, com orientações de como proceder no atendimento de pacientes com a doença. Conforme o setor epidemiológico, há registro de seis casos suspeitos até o momento.
Na reunião também foi estabelecido um Plano de Contingência repassado pelo Ministério da Saúde, bem como seguimento de orientações da Nota Técnica, emitida pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) do estado.
Casos em Santa Catarina
Em Santa Catarina, de acordo com o último boletim divulgado pela Dive, há 21 casos positivos considerados autóctones, ou seja, contraídos dentro do estado, e um caso importado.
Veja abaixo as cidades e os perfis dos pacientes infectados:
Abelardo Luz – 1 caso – Mulher de 54 anos
Florianópolis – 7 casos - Homens com idades de: 23, 29, 30, 31, 31 e 35 anos
São João Batista – 1 caso - Homem de 25 anos
Balneário Camboriú – 1 caso - Homem de 35 anos
Blumenau – 3 casos - Homens com idades de 26, 28 e 50 anos
Joinville – 1 caso - Homem de 26 anos
De acordo com a perícia, a médica usava fragmentos sobrepostos de outros laudos para alterar os diagnósticos originais, falsificando assim o laudo original para indicar o suposto câncer.
Nascido em Minas Gerais, menino come apenas comida orgânica e leite materno.
Cena foi registrada na noite de domingo (27), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Para transferir valores acima de R$ 200, será preciso fazer um cadastro prévio do celular nas instituições financeiras. Reforço na segurança serve para minimizar o risco de golpes.
“A Abex leva o aluno a sair da parte teórica e experimentar a atividade na sua essência”
Nesta quinta-feira, promotor anunciou pedido à Justiça para que caso receba nova sentença, que permita conceder a Erik e Lyle a liberdade condicional: "Acredito que eles pagaram a sua dívida para com