Especialista indica cuidados que devem ser tomados com picadas de insetos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima deve permanecer quente até abril, como consequência da ação do El Niño.
O fenômeno provoca o aumento nas temperaturas da água do Oceano Pacífico, alterando os termômetros e o regime de chuvas. Para além dos impactos climáticos, há influência direta na fauna, por exemplo, com maior presença de pernilongos borrachudos e mosquitos.
A preocupação em questão se agrava com o aumento de casos de dengue no início de 2024. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), houve um crescimento de 252% nos casos da arbovirose causada pelo Aedes aegypti.
A proliferação ocorre porque as altas temperaturas proporcionam condições ideais para a reprodução e atividade dos mosquitos. O calor acelera o ciclo de vida desses insetos, tornando seu desenvolvimento mais rápido e aumentando sua atividade. Além disso, as temperaturas elevadas também aumentam a umidade do ar, criando ambientes propícios para a proliferação de criadouros de mosquitos, como poças d'água e recipientes acumuladores de água parada.
Diante desse cenário, é fundamental saber como lidar com as picadas, desde a prevenção até tratamentos em casos de alergia. “O tratamento adequado pode aliviar o desconforto imediato causado pela picada, reduzindo a coceira, a dor e a inflamação na área afetada”, explica a bióloga Julinha Lazaretti. “Saber como tratar as picadas ajuda a prevenir complicações mais sérias, como infecções secundárias, especialmente se a pessoa coçar excessivamente a área afetada”, completa.
Logo, estar informado sobre os procedimentos adequados para tratar as picadas de insetos é crucial para promover o bem-estar e a saúde geral. Confira algumas dicas destacadas pela especialista para garantir a proteção.
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.