Medida preventiva se aplica a todas as farmácias de manipulação.
A Anvisa publicou a suspensão da manipulação, da comercialização, da propaganda e do uso de implantes hormonais manipulados, que também ficaram conhecidos como “chips da beleza”.
A medida preventiva foi adotada a partir de denúncias apresentadas por entidades médicas, entre elas a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que apontam um crescimento do atendimento de pacientes com problemas devido ao uso de implantes que misturam diversos hormônios, em formato implantável, inclusive de substâncias que não possuem avaliação de segurança para essa forma de uso.
Os pacientes que utilizam esses produtos devem procurar médicos e solicitar orientação em relação ao tratamento. Qualquer paciente que tenha reações pelo uso desse tipo de produto deve fazer a notificação através do site da Anvisa.
Os "chips" mais comuns têm o tamanho de um palito de fósforo e são aplicados de forma subcutânea; trazem na composição um ou mais tipos de hormônios. São prescritos para fins estéticos e também para tratamento de fadiga e sintomas de menopausa.
Alerta
A área de monitoramento da Agência também publicou um alerta em que destaca que implantes hormonais para fins estéticos e de desempenho podem ser prejudiciais à saúde, além de não haver comprovação da sua segurança e eficácia para essas finalidades.
A Anvisa destaca que implantes hormonais têm sido manipulados por farmácias magistrais para fins estéticos, tratamento de fadiga ou cansaço e sintomas da menopausa. Entre os hormônios utilizados, estão principalmente a gestrinona, a testosterona e a oxandrolona, substâncias controladas.
Entre as principais complicações observadas em pacientes que fazem uso desses implantes manipulados, estão: elevação do colesterol e de triglicerídeos no sangue, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral e arritmia cardíaca. Além disso, também pode ocorrer crescimento excessivo de pelos em mulheres, queda de cabelo, acnes, alteração na voz, insônia e agitação.
Entrega foi realizada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, em Brasília.
Dia Internacional do Direito dos Animais será celebrado no próximo dia 10.
Robson Bello, de 23 anos, e Ismael Lunkes, de 24 anos, são velados nesta segunda (2), em Missal. Eles morreram no domingo quando voltavam do evento Arena Cross, em Campina Grande do Sul.
Bombeiros precisaram de 4 horas e 100 mil litros de água para controlar fogo. Socorristas foram chamados às 3h e trabalhos terminaram 13 horas depois, em Brusque.
Réu ameaçava as vítimas para não revelarem os crimes
Dezessete criminosos receberam penas que vão de 9 a 50 anos de prisão. Um policial militar foi baleado.