Tivi São Lourenço, 23 de janeiro de 2025
Social

Apicultores criam associação para organizar e profissionalizar a cadeia produtiva

Além de discutir alguns pontos e aprovar a versão final do estatuto que irá reger o funcionamento da associação, o grupo elegeu a primeira diretoria, assim como o conselho fiscal da entidade.

Por Sindicato Rural

Atualizado em 25/06/2023 | 09:51:00

Com o objetivo de organizar e profissionalizar a cadeira produtiva, apicultores e meliponicultores criaram, com o incentivo do Sindicado dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste e Novo Horizonte e Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste, a Associação de Apicultores e Meliponicultores de São Lourenço (AAMSL). A Assembleia Geral Ordinária (AGO) de criação foi realizada no dia 21 de junho. 

Além de discutir alguns pontos e aprovar a versão final do estatuto que irá reger o funcionamento da associação, o grupo elegeu a primeira diretoria, assim como o conselho fiscal da entidade. Por unanimidade, João Carlos Suldowski foi eleito presidente, tendo como vice-presidente, Silvino Cezar Sareta; 1º secretário, Mardiori Souza; 2º secretário, Jakson Gava; 1º tesoureiro, Nelso Luiz Moresco e 2º tesoureiro, Ernesto João Reck. O conselho fiscal ficou composto pelos membros efetivos: Nereu Antonio Chiossi, Rosangela Krindges Suldowski e Ivo Peron. A suplência é exercida por Adelir Antunes. Tanto os membros da diretoria, quanto do conselho fiscal foram eleitos e empossados para o biênio 2023/2025. O mandato de ambos os membros se finda em 21/06/2025.

“O dia de hoje é importante, pois estamos dando o ponta pé inicial para formação da nossa associação”, disse o presidente eleito. Segundo ele, a entidade foi formalizada a partir da necessidade de organização dos produtores de São Lourenço do Oeste e região. Entre os pontos de motivação, Suldowski destaca a necessidade de formação dos apicultores, busca por novas tecnologias e parcerias e organização da parte comercial. Ele acredita que, através da AAMSL, será mais fácil avançar nesses quesitos. 

Apesar da vontade dos apicultores, Suldowski revela que a criação da entidade acontece devido o apoio do sindicato e da administração municipal de São Lourenço do Oeste, através da Secretaria de Agricultura. “É importante dizer que São Lourenço do Oeste e região tem bastante produto apícula a disposição, mas ainda faltava essa organização”, revela. Paralelo a essas demandas, Suldowski adianta que a associação deve trabalhar de forma a incentivar a população a consumir mais mel e própolis, por exemplo. 

Novos associados

De acordo com o presidente, a associação está aberta a todos que queiram participar. Segundo ele, a adesão a entidade é sem custo. Aos interessados, a orientação é procurar o Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste.  

NOTÍCIAS RELACIONADAS