Segundo o hospital, que fica em Concórdia, a causa provável das infecções é a superlotação do setor.
Uma bactéria multirresistente foi identificada em quatro pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Infantil e Neonatal do Hospital São Francisco, em Concórdia, no Oeste catarinense. O comunicado foi emitido pela própria instituição nesta quinta-feira (19). A Vigilância Sanitária suspendeu novas admissões.
Segundo a médica infectologista da unidade, Clarissa Guedes, a causa provável das infecções é a superlotação do setor. A UTI Infantil e Neonatal possui 12 vagas, todas ocupadas.
"Infelizmente, há longa data estamos excedendo a nossa capacidade de ocupação, o que aumenta consideravelmente o risco de infecções e contaminações cruzadas", informou.
Segundo o Painel de Leitos da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, atualizado às 11h desta quinta, o Estado possui três leitos pediátricos livres, que ficam na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, e oito leitos de UTI neonatal, localizados na Região Norte.
SES se manifesta
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que recebeu a notificação do aumento de casos de colonização por bactéria multirresistente e que, diante da situação, a Vigilância Sanitária do município realizou uma visita técnica à unidade.
"Ao constatar o risco para a saúde dos pacientes e evidenciada a superlotação, estabeleceu como medida cautelar a suspensão temporária de novas admissões nas UTI Neonatal e Pediátrica até que fossem retomados os padrões de qualidade de atendimento com segurança", destaca o texto.
Segundo a SES, "é de extrema importância este bloqueio temporário nas internações para adequada limpeza e desinfecção da unidade, assim como ajustes no processo de trabalho para que a população seja assistida com toda segurança", escrevem.
De acordo com a perícia, a médica usava fragmentos sobrepostos de outros laudos para alterar os diagnósticos originais, falsificando assim o laudo original para indicar o suposto câncer.
Nascido em Minas Gerais, menino come apenas comida orgânica e leite materno.
Cena foi registrada na noite de domingo (27), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Para transferir valores acima de R$ 200, será preciso fazer um cadastro prévio do celular nas instituições financeiras. Reforço na segurança serve para minimizar o risco de golpes.
“A Abex leva o aluno a sair da parte teórica e experimentar a atividade na sua essência”
Nesta quinta-feira, promotor anunciou pedido à Justiça para que caso receba nova sentença, que permita conceder a Erik e Lyle a liberdade condicional: "Acredito que eles pagaram a sua dívida para com