Os referidos benefícios se destinam aos cidadãos e às famílias com impossibilidade temporária de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações de vulnerabilidade
O Poder Legislativo de São Lourenço do Oeste votou na noite da segunda-feira (21), o Projeto de Lei 48/2023, de autoria do Governo Municipal, que trata sobre a concessão de benefícios eventuais a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Conforme a proposta do Executivo, os referidos benefícios se destinam aos cidadãos e às famílias com impossibilidade temporária de arcar por conta própria com o enfrentamento de situações de vulnerabilidade decorrentes de eventos inesperados e repentinos, que agravam sua fragilidade social.
O vereador Adilson Sperança, vice-presidente e relator do parecer da Comissão de Educação, Cultura, Assistência Social e Causa Animal, comenta que com a aprovação do projeto ficam instituídos os seguintes benefícios: auxílio-natalidade, auxílio-funeral, auxílio em situações de vulnerabilidade temporária e em situações de calamidade pública ou desastres. Conforme explica Sperança, a forma de concessão desses benefícios, poderá ser mediante pecúnia, bens de consumo ou prestação de serviços através de empresas especializadas. “A Secretaria de Assistência Social juntamente com demais órgãos competentes é quem realizarão os procedimentos e estudos para as concessões previstas”.
O vereador ressalta ainda que “tais programas assistenciais são um direito do cidadão e dever do Estado, sendo de extrema importância para garantir a subsistência daqueles que necessitam”, conclui. O projeto recebeu voto favorável de todos os parlamentares.
As duas entidades são Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, em conformidade com a Lei Federal 13.019, de 31 de julho de 2014.
Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço
As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.
O presidente da Casa Legislativa, vereador João Suldowski (PP), citou que no último domingo (6), a equipe do São Lourenço Futebol Clube sagrou-se campeã da Copa Liga Chapecoense
Sistema de cronometragem eletrônica, grades, sonorização, narração, confecção de troféus e medalhas, entre outros, no valor de até R$ 40.500,00, assegurará a realização do evento.
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.