Mais cinco brasileiros são premiados na eleição do Futsal Planet; veja todas as categorias
Campeão e bola de ouro da Copa do Mundo de Futsal com o Brasil, Dyego Zuffo foi eleito o melhor jogador de futsal do mundo em 2024. O ala venceu o prêmio realizado pelo portal Futsal Planet nesta quarta-feira. A premiação do Futsal Planet é reconhecida como a mais importante do mundo na modalidade.
O título de melhor do mundo segue em Santa Catarina, já que na temporada passada, Pito, de Chapecó, conquistou o prêmio.
Ele e Dyego, que é natural de Palmitos, também no Oeste de Santa Catarina, são companheiros de Barcelona e seleção brasileira. Pito também estava na lista final de melhores do mundo de 2024.
— Muito feliz por ter sido indicado novamente entre os melhores jogadores do mundo de futsal. Sabemos que chegar ao topo é difícil, mas se manter é ainda mais, então atribuo essa conquista como fruto do meu esforço e paixão que eu coloco cada vez que entro em quadra. Agora vou seguir trabalhando para que 2025 seja tão bom quanto o ano passado — disse Pito ao ge.
Outros brasileiros que estavam na lista entre os melhores do mundo de 2024 pela Futsal Planet eram Marcel, destaque da seleção brasileira na conquista do hexa e artilheiro da Copa do Mundo, e Lucão, hoje pivô do Movistar Inter, mas foi indicado pela temporada passada no Jimbee Cartagena, ambos clubes da Espanha.
Além deles, Abakshyn (Ucrânia), Abbasi (Irã), Alan Brandi (Argentina), Arrieta (Argentina), El Mesrar (Marrocos) e Zicky Té (Portugal) disputaram o título de melhor do mundo de futsal pela temporada 2024.
Melhor jogadora
O prêmio de melhor do mundo de 2024 na categoria feminina também é do Brasil! Emilly Marcondes, do Burela, da Espanha, foi eleita pela Futsal Planet.
Em 2024, a pivô foi campeã da Liga da Espanha, temporada 2023/24, e do Torneio Internacional de Futsal Feminino, disputado em Xanxerê (SC).
Esta foi a 15ª vez que uma brasileira é eleita melhor do mundo pela Futsal Planet. A premiação para a categoria feminina é realizada desde 2007.
Haviam mais cinco brasileiras concorrendo ao prêmio da temporada 2024: Bia Souza, do Torreblanca (Espanha), Camila, do Cascavel, Luana, do Cascavel, Natalinha, do Taboão da Serra, e Renatinha, do Bitonto (Itália).
Além delas, Egawa (Japão), Janice (Portugal), Laura Córdoba (Espanha) e Natta (Argentina).
Melhor goleiro
Melhor do mundo na temporada passada, o catarinense Willian, também campeão com o Brasil na Copa do Mundo, sendo melhor goleiro da competição e melhor jogador da final, foi indicado ao prêmio válido pelo ano de 2024.
Assim como Jaime, também natural de Jaraguá do Sul, que defende o Semey, do Cazaquistão.
Porém, o vencedor foi o brasileiro Luan Muller, do Palma (Espanha). Em 2024, ele foi campeão e melhor goleiro da Champions League de Futsal e da Copa Intercontinental.
Os brasileiros Higuita e Nicolas, campeão da Liga Nacional de Futsal (LNF) e do Campeonato Catarinense pelo Jaraguá, também estavam concorrendo. Assim como, Chemi (Espanha), Edu Sousa (Portugal), Mohammadi (Irã), Nico Sarmiento (Argentina) e Sukhov (Ucrânia).
Melhor goleira
Cinco brasileiras estavam disputando a categoria de melhor goleira: Ana Carolina, do Osaka Falconara (Itália), Bia, do Torreblanca (Espanha), Bianca Castagnaro, do Cascavel, Jenni, do Leoas da Serra e Jozi, do Bitonto (Itália).
Porém, o título ficou com a portuguesa Ana Catarina, do Benfica. Em 2024, ela foi campeã da Liga de Portugal, Taça de Portugal e Supertaça de Portugal.
Brito (Venezuela), Elena (Espanha), Suto (Japão) e Tavasoli (Irã) também estavam na lista.
A transferência foi oficializada nesta sexta-feira (17), após o atleta procurar a diretoria do clube pato-branquense
Além do trabalho dentro da quadras, o coordenador enfatiza a importância do apoio da família, especialmente aos adolescentes que buscam a realização de um sonho.
O goleiro cita que, assim como o Futsal São Lourenço, ele também evoluiu profissionalmente nesse período.
Esta é a segunda vez que o Futsal São Lourenço realiza seletivas em busca de novos talentos. Em 2024 o time também realizou atividades, que reuniram mais de 100 jovens atletas.
Brasileiro de 18 anos tem estreia dos sonhos em chaves principais de Grand Slams e já aparece entre os 100 melhores do ranking mundial
Em decisão dramática nos pênaltis, equipe catarinense bate o Praia Clube na final e fatura o título pela quinta vez na história