O projeto é realizado com um caminhão-palco, brinquedos infláveis e diversas atividades recreativas em que as crianças interagem com os personagens dos Smurfs
Cerca de 600 crianças de Renascença/PR participaram, na última quinta-feira, 7, de atividades lúdicas e educativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A caravana Sicredi & Smurfs, uma iniciativa da instituição financeira cooperativa, levou ações recreativas para os alunos da Escola Ida Kummer e do CMEI Girassol.
Batizado de “Caravana Cada Gesto Conta”, o projeto é realizado com um caminhão-palco, brinquedos infláveis e diversas atividades recreativas em que as crianças interagem com os personagens dos Smurfs e participam de dinâmicas que ensinam temas como proteção do meio ambiente e consumo responsável de forma divertida e envolvente.
“O Sicredi tem um olhar especial com a educação do País e dos municípios onde está presente porque entende que esse trabalho com as crianças contribui para a formação de uma sociedade mais justa e participativa”, resume o presidente da Sicredi Iguaçu PR/SC e Região Metropolitana de Campinas/SP, Eleutério Benin, o Téio.
A caravana simula a vila dos Smurfs com atividades que abordam os objetivos de desenvolvimento sustentável. O projeto atua com temas como a erradicação da pobreza, fome zero, agricultura sustentável, saúde, água potável, saneamento e energia limpa. As atividades incluem desafios interativos, como montar uma feira de alimentos, um jogo de distribuição de recursos, um circuito de corrida voltado à saúde, uma brincadeira de transporte de água por canaletas e a geração de energia sustentável com bicicletas. Também tem a participação dos personagens do desenho animado.
Parceria com a educação
Neste ano, Renascença é a única cidade da região contemplada com a caravana, que percorre o Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O município tem uma longa parceria com o Sicredi, principalmente na área educacional.
“Nós participamos da Semana de Educação Financeira em que os alunos aprendem mais sobre o tema; do programa a União Faz a Vida, em que os professores recebem uma consultoria e suporte para desenvolver os projetos; acessamos os recursos do Fundo Social para montar uma estufa e cultivar alimentos na horta da escola; e agora a caravana, que está sendo muito divertida. Tudo o que o Sicredi nos propõe fazer, nós abraçamos, porque sabemos do resultado positivo que isso gera no ambiente escolar”, detalha a diretora da Escola Ida Kummer, Margarida Siliprandi.
Na abertura do evento, dirigentes da cooperativa e do município destacaram essa parceria e os projetos que ajudam as crianças a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
Lançamento de livro
O dia também foi de apresentação de uma nova obra. A professora aposentada e escritora Niva Blachessen, de Renascença, lançou seu novo livro infantil, ilustrado pela neta. A história retrata a rotina de um sítio e aborda temas que ajudam a despertar a curiosidade e a entender melhor o mundo. “A gente fala do sítio encantado, da comunidade esperança e traz uma bonita história pra inspirar os pequenos leitores”, comenta a autora. O Sicredi apoiou a produção de 600 exemplares do livro, distribuídos aos estudantes que participaram da ação.
May, de 7 anos, teve condição pela primeira vez após o fim de um relacionamento da tutora com o noivo, a quem o animal era apegado. Gato tinha pouco dias de vida e foi encontrado com ovos de mosca.
Thaynara Marcondes passou por operação no fim de outubro e está em recuperação. Por conta da doença, chamada gigantomastia, ela teve vários problemas com atividades antes consideradas simples.
A campanha, que conta com a adesão de mais de 50 empresas, oferece prêmios e brindes exclusivos para os moradores do bairro que comprarem nas lojas participantes.
A Fitch apontou ainda a manutenção de bons indicadores financeiros pelo Sicredi ao longo dos ciclos, bem como uma estrutura de captação e liquidez consistente com o crescimento do sistema cooperativo.
Agenda repleta para o primeiro trimestre confirma o espaço como referência e Curitiba como rota brasileira de grandes espetáculos
A presidente da Acislo, Sandra Lagni Haefliger, afirma que a solução é resultado de um esforço conjunto.