Luana Andrade, de 29 anos, morreu após passar por uma lipoaspiração no joelho, cada vez mais procurada em Florianópolis
A morte da influenciadora Luana Andrade, de 29 anos, na terça-feira (7) surpreendeu a todos. A famosa teve nada menos que 4 paradas cardíacas após passar por um um procedimento de lipoaspiração no joelho.
Para entender a morte, e os riscos da cirurgia, o portal ND+ conversou com o cirurgião plástico Leandro Grangeiro, que já fez diversos procedimentos semelhantes.
O procedimento de cirurgia plástica de lipoaspiração nos joelhos é muito comum e cada vez mais procurado, sobretudo em Florianópolis, local onde Grangeiro atua.
Como funciona a lipoaspiração
A lipoaspiração é a sucção da gordura usando uma bomba que cria um vácuo. É este o procedimento que é comumente conhecido como lipoaspiração.
O procedimento, de maneira geral, é indicado para pacientes que têm gordura localizada na parte interna dos joelhos. No entanto, segundo Grangeiro, cada paciente é único e precisa passar por uma avaliação médica antes de qualquer cirurgia.
Os riscos da cirurgia de Luana Andrade
Segundo o profissional, assim como em todas as cirurgias, há sim risco de morte, mas hoje estes procedimentos estão cada dia mais seguros.
“A lipoaspiração é uma das cirurgias mais seguras e as tecnologias que chegam ao mercado estão nos ajudando cada dia mais a ter mais segurança. Mas é claro, como em todos os procedimentos cirúrgicos, há riscos”, explica.
O hospital em que a influenciadora fez o procedimento, São Luiz do Itaim, em São Paulo, explicou melhor as complicações de Luana.
“A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça”, explica o hospital.
Segundo Leandro Grangeiro, mortes como a da influenciadora podem acontecer em qualquer cirurgia.
“Esse tromboembolismo que talvez tenha sido o motivo da morte da Luana pode acontecer realmente em qualquer cirurgia eletiva ou não”, explica.
O tromboembolismo
O tromboembolismo maciço, segundo o Ministério da Saúde, é uma obstrução dos vasos pulmonares que impedem a oxigenação do sangue se não tratados imediatamente. Ainda assim, em alguns casos, nem tratando é possível salvar o paciente.
O médico diz ainda que para tentar prever mortes como esta alguns exames pré-cirúrgicos são feitos.
“Sempre tentamos nos resguardar com a maior segurança possível. Para isso existem exames, equipe cirúrgica, o local onde vai operar e a estrutura em si. Mas cirurgia como um todo não é brincadeira, né?”, indaga Grangeiro.
O médico conclui sua explicação dizendo que há pessoas mais propensas a ter efeitos adversos que outras, mas reitera que a lipoaspiração continua como uma cirurgia “super segura”.
Quem era Luana Andrade?
A influenciadora tinha 29 anos e participou da edição 2022 do reality show Power Couple, ao lado do namorado João Hadad. Amigos próximos de Luana Andrade prestaram homenagens nas redes sociais.
Amigo da influenciadora, o modelo Renan Rangel Neves publicou um vídeo de homenagem à amiga. “Nós vamos sentir sua falta. Nossos últimos momentos ficarão na minha memória como grandes lembranças”, escreveu Renan em inglês.
A notícia da morte ganhou rápida repercussão e comoveu fãs e seguidores da modelo, que trabalhava como assistente de palco em um programa de televisão.
“Meu Deus, que trágica notícia, menina tão nova, tão linda”, escreveu uma seguidora em publicação no Instagram da influenciadora. “Como assim gente, o que aconteceu? Tô em choque”, comentou outra.
Um dos trabalhadores não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Regional do Oeste.
Segundo a PRE, houve derramamento de óleo na pista e a rodovia precisou ficar interditada durante cinco hora para a remoção do material.
Veículo de empresa de Irani foi levado por criminosos durante a madrugada desta quarta-feira.
Menino de 10 anos sofreu ferimentos no rosto e foi levado ao hospital.
Colisão no início da tarde desta terça-feira causou a morte de motorista de automóvel.
Em uma semana foram registradas 5.856 ocorrências e uma das vítimas sofreu choque anafilático.