Tivi São Lourenço, 22 de novembro de 2024
Gerais

Casos de sarna: sobe número de creches de Balneário Camboriú e Itapema com aulas suspensas

NEI Taquaras e Odácia Teresa Damásio tiveram atividades interrompidas. Três creches na vizinha Itapema também registraram casos.

Por G1/SC

Atualizado em 24/06/2024 | 09:52:00

Mais duas creches de Balneário Camboriú suspenderam aulas por causa de casos de sarna. A vizinha Itapema também teve uma unidade com atividades interrompidas pela doença. No total, pelo menos sete creches do Litoral Norte de Santa Catarina liberaram alunos das atividades devido à sarna neste mês.

A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú orientou a comunidade escolar a ficar alerta em relação aos sintomas (veja abaixo) e evitar contato com pessoas diagnosticadas com a doença.

Em Balneário Camboriú, as atividades foram interrompidas no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Taquaras após cinco casos serem identificados entre os 45 alunos da unidade no sábado (22). A previsão é que as aulas voltem em 1° de julho.

A outra escola com atividades interrompidas é a NEI Odácia Teresa Damásio, na Barra. Nessa unidade, houve dois casos de sarna confirmados. As informações são da Secretaria Municipal de Educação.

Nesta segunda-feira (24), as aulas voltam nas duas creches que tiveram surto da doença no início do mês: Sementes do Amanhã e Rio das Ostras.

Na primeira, a Secretaria Municipal de Educação informou que nesta segunda uma equipe de médico e enfermeiro vão fazer o atendimento das crianças e pais, verificando se não há mais casos de sarna.

Já no NEI Rio das Ostras, os pais foram orientados a procurar o posto de saúde mais próximo de casa para passar por uma consulta médica para avaliar o quadro de saúde das crianças que foram diagnosticadas com escabiose.

Sarna em Itapema

Em Itapema, uma creche registrou também casos de sarna em ao menos três crianças e suspendeu as aulas. De acordo com a prefeitura, há, ainda, três alunos com suspeita de terem contraído a doença, além de uma monitora.

Os casos foram registrados no Centro Municipal de Educação Infantil Clube do Mickey, no bairro Várzea. A previsão é de que as aulas sejam retomadas nesta segunda. O município trata os casos como isolados.

Outros dois casos foram registrados em escolas de ensino fundamental: Paulo Reis, no bairro Sertão do Trombudo, e Bento Elói Garcia, no bairro Morretes. Nessas duas unidades, houve limpeza, mas sem suspensão das atividades.

Doença

O que é: a sarna humana é uma doença contagiosa causada por um tipo de ácaro. Ela causa coceira pelo corpo e pode provocar infecção na pele.

Transmissão: a transmissão de pessoa para pessoa ocorre facilmente, principalmente em ambientes fechados.

Tratamento: o tratamento consiste em passar pomadas, loções ou sabonetes, além do uso de remédio e de esterilizar roupas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS