Tivi São Lourenço, 31 de outubro de 2024
Gerais

Celesc vai aumentar até 16,81% a tarifa de energia elétrica em SC

Aumento médio em Santa Catarina será de 11,32%, variando conforme a classe de consumo.

Por Oeste Mais

Atualizado em 17/08/2022 | 08:08:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (16), o aumento médio de 11,32% das tarifas da Celesc Distribuição. O reajuste será aplicado ao consumo de energia de 3,28 milhões de clientes da companhia a partir da próxima segunda-feira (22), em Santa Catarina.

Os consumidores de maior porte (classe de alta tensão), como industriais e shoppings, terão as tarifas elevadas em 16,81%. Isso representa o dobro do índice de reajuste de 8,17% que será aplicado nas contas de luz dos consumidores residenciais e de pequenos comércios (baixa tensão).

O relator do reajuste tarifário da Celesc, diretor da Aneel Ricardo Tili, afirmou que a conta de luz teria um aumento superior a 25% neste ano. Ele disse que houve esforço da agência, do Congresso e do governo para “mitigar” o impacto tarifário por meio do uso de recursos atrelados a créditos tributários de PIS/Cofins, aporte de recurso da privatização da Eletrobras e ganho com a redução da parcela de empréstimo vinculado à construção de Itaipu Binacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS