Vítima foi uma mulher de 87 anos, com comorbidades
Em apenas quatro meses, Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, confirmou quatro mortes por dengue. A última morte foi confirmada nesta segunda-feira (12) pela Secretaria de Saúde do município. A vítima foi uma mulher de 87 anos, com comorbidades. Ela faleceu no dia 4 de abril.
Ações para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, estão sendo adotadas desde o ano passado. Estão sendo realizados mutirões, fumacê, campanhas de esclarecimento, uso de drone, fiscalização e multas. Além disso, foi feita a contratação de 30 novos agentes de combate a endemias.
No último sábado (9) foi realizado mutirão no bairro São Cristóvão, com 965 visitas e 1659 depósitos inspecionados. Foram eliminados 854 criadouros e atendidas 26 denúncias.
Epidemia de dengue
Santa Catarina tem 45 municípios com altos riscos de dengue, com 21 deles na região Oeste. São 33 cidades com risco médio e 22 com baixos riscos para a transmissão da doença. No ano passado, eram 17 locais com na condição de risco alto.
Os números foram divulgados pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) e faz parte do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para o aedes aegypti). Este boletim é feito duas vezes por ano. Em 2021, quinze municípios foram orientados a não fazer o levantamento devido ao aumento de casos, que já indicava altos índices de infestação.
Os municípios com alto risco de contaminação são, em ordem alfabética: Abelardo Luz; Água Doce; Águas Frias; Anchieta; Balneário Camboriú; Barra Bonita; Bom Jesus; Bom Jesus do Oeste; Caibi; Camboriú; Campo Erê; Cordilheira Alta; Cunha Porã; Cunhataí.
Também estão sob alerta os municípios Faxinal dos Guedes, Formosa do Sul, Florianópolis, Guarujá do Sul, Irati, Itajaí, Jaborá, Jardinópolis, Joinville, Lajeado Grande, Modelo, Navegantes, Nova Erechim, Novo Horizonte, Palma Sola, Passos Maia, Pinhalzinho, Planalto Alegre Porto Belo e Riqueza.
Os municípios de Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São Miguel da Boa Vista, São Miguel do Oeste, Sombrio, Tigrinhos, União do Oeste, Vargeão e Xaxim completam a lista de alto risco para dengue.
Crime aconteceu em 2021, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Menino morreu no incêndio.
Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o cão espera um descuido do cliente para pegar os pedaços de carne
De acordo com a perícia, a médica usava fragmentos sobrepostos de outros laudos para alterar os diagnósticos originais, falsificando assim o laudo original para indicar o suposto câncer.
Nascido em Minas Gerais, menino come apenas comida orgânica e leite materno.
Cena foi registrada na noite de domingo (27), em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Para transferir valores acima de R$ 200, será preciso fazer um cadastro prévio do celular nas instituições financeiras. Reforço na segurança serve para minimizar o risco de golpes.