Foram 47 milímetros de chuva em aproximadamente uma hora, conforme a Defesa Civil.
A cidade de Chapecó sofreu transtornos e alagamentos após chuva torrencial na tarde desta quinta-feira, dia 7. Em cerca de uma hora, a precipitação acumulou 47 milímetros, gerando enxurradas em várias vias da cidade, como as ruas Condá com Lauro Müller, Israel com Uruguai, e a rua São Marcos, localizada no bairro Santa Maria. Nesse mesmo bairro, a situação foi agravada com o rompimento de uma galeria de esgoto, que fez o asfalto levantar.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Luciano Hüning, explicou que o volume de água fez com que os rios subissem rapidamente e as calhas recebessem muita água, superando a capacidade do sistema de drenagem. Além dos alagamentos, três residências sofreram destelhamento, e duas escolas registraram queda de muros. Em uma terceira escola, a ruptura de uma calha resultou na entrada de água nas salas de aula, exigindo a movimentação dos alunos para áreas mais seguras. Apesar dos danos, ninguém ficou ferido.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria de Chapecó foram mobilizadas para iniciar a limpeza das ruas, utilizando retroescavadeiras, bobcats, caminhões-pipa, caminhões-caçamba e lava-jatos para desobstruir o sistema de escoamento. A secretaria destacou que realiza regularmente a limpeza de córregos, rios e galerias para prevenir situações como essa, mas o grande volume de chuva, em tão pouco tempo, acabou sobrecarregando o sistema de drenagem da cidade.
A Defesa Civil e a equipe da Zeladoria continuarão a monitorar e prestar apoio às famílias durante a noite, enquanto a população pode solicitar auxílio por meio do número 199 ou pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.
Patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel foi preso no final do mês passado na Operação Último Ato. O contraventor é acusado de ser o mandante da morte do rival Fernando Iggnácio.
Colisão bloqueia parte de uma das pistas e gera lentidão em direção ao Norte da Ilha
Separação ocorreu logo após Andressa Rodrigues, esposa de Daniel, descobrir uma traição; Cravinhos já estaria em um novo relacionamento
Após se contradizer, mãe do serial killer fala que aceita acolher o filho de volta após a prisão; ‘Maníaco do Parque’ matou 11 mulheres e pode ter liberdade em 2028
Uso frequente de medicamentos para dormir pode aumentar risco de demência de acordo com pesquisa recente
Menores de 12 e 15 anos haviam saído de casa na última quinta-feira, dia 31.