Tivi São Lourenço, 25 de novembro de 2024
Gerais

Chapecó lança campanha contra esmolas para evitar permanência nas ruas

Campanha tem como slogan: “Vocês dá esmola e vai embora. Quem recebe fica”

Por ND Mais

Atualizado em 27/07/2023 | 09:58:00

Uma nova fase da campanha “Esmola Não, Futuro Sim” foi lançada em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Com o slogan: “Vocês dá esmola e vai embora. Quem recebe fica”, a campanha visa reduzir a prática de esmolas na cidade. A iniciativa é da prefeitura por meio da Secretaria de Família e Proteção Social.

A secretária da pasta, Ariete Lauxen, disse que as ações da Administração Municipal têm diminuído a população que fica na rua, pedindo dinheiro.

“Estamos reforçando ações de conscientização e, com o apoio da população, vamos buscar reduzir esta prática de dar esmola, pois ela incentiva as pessoas a ficarem na rua. Nós temos ações de atendimento para a população em situação de vulnerabilidade, com o resgate social e a Casa de Passagem, onde é oferecida cama, banho, roupas e alimentação. Outra ação é buscar emprego para essas pessoas, retorno familiar ou tratamento”, disse Ariete.

Contra esmolas

A gerente do Resgate Social, Paula Gai, ressaltou que ainda há algumas pessoas que recorrentemente ficam na rua, principalmente devido à dependência química, mas que através da Operação Internamento Involuntário mais de 150 pessoas já foram encaminhadas para tratamento.

O vereador André Kovaleksi, que representou a Câmara de Vereadores, disse que as ações de Chapecó são exemplo para o Brasil.

“É gratificante quando se observa que o poder público se preocupa em suas ações com as pessoas. As pessoas que residem aqui ou que estão de passagem e precisam de atenção e cuidado do poder executivo. Chapecó é uma cidade solidária e as pessoas precisam ser incluídas em políticas públicas, para ter dignidade e conseguir reestabelecer as suas vidas”, disse.

As ações da campanha contarão com publicações nas redes sociais, plotagem em ônibus, ações no centro, reuniões com entidades, entre outras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS