Ápice da chuva de meteoros Líridas ocorreu entre terça (22) e quarta (23) e chamou a atenção em municípios como Canoinhas, Monte Castelo e Joinville
Um espetáculo nos céus chamou a atenção dos moradores de algumas cidades de Santa Catarina entre a terça-feira (22) e a quarta (23). Iluminando o céu em municípios como Canoinhas, Monte Castelo e Joinville, a chuva de meteoros Lírida encantou e também causou susto em algumas pessoas.
A chuva Lírida é ocorre quando a Terra passa por uma trilha de detritos deixada pelo cometa Thatcher. As partículas entram na atmosfera terrestre, se aquecem pelo atrito com o ar e produzem os rastros luminosos.
O fenômeno é conhecido pelos astrônomos e ocorre todos os anos, entre os dias 14 e 30 de abril, de acordo com a Agência Brasil. Ele é um dos mais antigos já registrados pela humanidade e pode ser visto a olho nu, em áreas de pouca luminosidade.
Chuva de meteoros deixou clarão no Planalto Norte
Moradores de áreas no interior de Canoinhas e Monte Castelo foram surpreendidos pela potência do fenômeno, que deixou um clarão no céu. Uma câmera de monitoramento de uma madeireira no bairro Campo d’Água Verde, em Canoinhas, mostram a cena impressionante.
De acordo com o astrônomo amador Jocimar Justino, que conversou com o portal JMais, a cena flagrada em Canoinhas e Monte Castelo pode ter sido vista em outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além de países vizinhos, por conta da grande altitude do fenômeno.
Motorista de Joinville flagrou fenômeno
Em Joinville, um motorista de aplicativo flagrou o momento que um dos detritos da chuva de meteoros cruzou o céu da cidade. Ele estava na rua Concórdia e filmou a cena com uma câmera veicular.
“Estava finalizando uma viagem. Na hora que vi, fiquei impressionado. Logo que passou, finalizei a viagem e fui rever através da câmera”, conta Micael Boaventura.
Criança ficou dentro de carro das 7 horas da manhã até as 17 horas desta sexta-feira.
Ricardo desaparecido saiu do Paraguai em16 de abril e desembarcou em Moscou no dia 17 e, desde então, não deu notícias
Após protestos de moradoras, policiais as mandaram lavar roupa, lavar louça e 'arrumar um homem'. Em nota, batalhão diz que 'atendimento da ocorrência será analisado através de processos administrativ
Certificação do falecimento está presente na declaração de óbito assinada pelo professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.
Tratamento combate progressão do Alzheimer ao quebrar placas que se formam no cérebro do paciente
Testamento de Papa Francisco promove mudanças no funeral, que será marcado pela simplicidade no próximo sábado (26)