A partir desta quarta-feira, conforme o órgão, também há previsão de agitação marítima e intensificação do vento.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, nesta terça-feira (13), para grandes acumulados de chuva no estado, com chance de inundações pontuais e enxurradas.
Segundo o órgão, a chuva deve ganhar força a partir da noite de quarta-feira (14), quando um ciclone extratropical se forma no litoral catarinense. Ele será responsável também pela intensificação do vento e agitação marítima.
"Os maiores acumulados, no momento, serão entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, pegando também o Vale do Itajaí, entre quarta e quinta", informou a meteorologista da Defesa Civil, Ana Luiza Dors Wilke.
Os volumes de chuva, segundo a especialista, devem variar conforme a posição e a proximidade do ciclone da costa. "Portanto, podem mudar ao longo dos próximos dias", disse.
Até sexta-feira, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado, a temperatura deve permanecer baixa, devido ao predomínio de ar frio e úmido. As máximas não passam de 15°C e 18°C na maior parte de Santa Catarina.
O que é um ciclone extratropical?
Os ciclones extratropicais são centros de baixa pressão atmosférica que se formam fora dos trópicos, em médias e altas latitudes.
Comuns na história climática brasileira, os ciclones extratropicais costumam se formar no extremo sul do país, entre o Rio Grande do Sul e Argentina e Uruguai, países vizinhos. Seus ventos são mais fracos e seus efeitos têm duração menor em comparação aos ciclones tropicais.
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.