Tivi São Lourenço, 25 de novembro de 2024
Gerais

Ciclone causa chuva volumosa e risco de inundações e enxurradas em SC, alerta Defesa Civil

A partir desta quarta-feira, conforme o órgão, também há previsão de agitação marítima e intensificação do vento.

Por G1/SC

Atualizado em 14/06/2023 | 09:19:00

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, nesta terça-feira (13), para grandes acumulados de chuva no estado, com chance de inundações pontuais e enxurradas.

Segundo o órgão, a chuva deve ganhar força a partir da noite de quarta-feira (14), quando um ciclone extratropical se forma no litoral catarinense. Ele será responsável também pela intensificação do vento e agitação marítima.

"Os maiores acumulados, no momento, serão entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, pegando também o Vale do Itajaí, entre quarta e quinta", informou a meteorologista da Defesa Civil, Ana Luiza Dors Wilke.

Os volumes de chuva, segundo a especialista, devem variar conforme a posição e a proximidade do ciclone da costa. "Portanto, podem mudar ao longo dos próximos dias", disse.

Até sexta-feira, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado, a temperatura deve permanecer baixa, devido ao predomínio de ar frio e úmido. As máximas não passam de 15°C e 18°C na maior parte de Santa Catarina.

O que é um ciclone extratropical?

Os ciclones extratropicais são centros de baixa pressão atmosférica que se formam fora dos trópicos, em médias e altas latitudes.

Comuns na história climática brasileira, os ciclones extratropicais costumam se formar no extremo sul do país, entre o Rio Grande do Sul e Argentina e Uruguai, países vizinhos. Seus ventos são mais fracos e seus efeitos têm duração menor em comparação aos ciclones tropicais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS