Tivi São Lourenço, 26 de outubro de 2024
Gerais

Cidade do Paraná abriga estátua de Nossa Senhora Aparecida de 26 metros de altura; conheça

Neste sábado (12), local deve receber cerca de 70 mil pessoas na romaria em honra a padroeira. Veja comparações entre a imagem e outros monumentos famosos.

Por G1/PR

Atualizado em 12/10/2024 | 09:41:00

Com pouco mais 11,4 mil habitantes, a cidade de Itaipulândia, no oeste do Paraná, abriga uma das maiores imagens de Nossa Senhora Aparecida do Brasil. A estátua de 26 metros de altura fica na comunidade Caramuru - ponto mais alto do município.

Neste sábado (12), o local deve receber cerca de 70 mil pessoas na romaria em homenagem à padroeira.

A imagem projetada pelo arquiteto Marcelo Francalassi é a maior da América Latina feita totalmente em concreto, segundo a Prefeitura de Itaipulândia. A estátua de Aparecida, em São Paulo, é mais alta, com 50 metros, mas feita de aço.

A estátua de Itaipulândia possui manto de quase 100 metros quadrados, cravejado de pastilhas e vazado com algumas estrelas.

A parte interna da imagem tem 80 metros quadrados e possui acabamento em mármore. No local está um pequeno altar com uma imagem da santa onde é possível fazer orações.

A entrada do monumento possui a forma do mapa do Brasil.

Além dela, outros monumentos espalhados no Brasil e pelo Paraná também são atrações turísticas aos devotos. Como por exemplo a Catedral de Maringá, que possui 124 metros de altura.

A construção do monumento

Inaugurada nos anos 2000, a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi construída para celebrar os 500 anos do Brasil e em homenagem aos primeiros moradores da cidade.

Antes de se chamar Itaipulândia, o município era conhecido como Aparecidinha do Oeste por causa da devoção dos pioneiros que chegaram à localidade - onde está atualmente o monumento - nos anos 60 com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Naquele tempo, a futura cidade organizou-se em torno de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida trazida pelo fundador do povoado. Por isso, o lugar foi batizado de Aparecidinha do Oeste.

A cidade mudou de nome devido à construção da Usina de Itaipu, que inundou parte da cidade que, antes de ser emancipada, pertencia a São Miguel do Iguaçu.

A tradição da festa

A romaria em homenagem à Nossa Senhora Aparecida está na 18ª edição, mas a tradição das orações no local começou com os primeiros moradores, segundo a paróquia do município.

Após a construção do monumento, grupos passaram a se reunir no local para orações e vigílias à santa. Com isso, surgiu a ideia de iniciar a romaria.

Nos dias que antecedem a festividade, romeiros fazem uma peregrinação a pé em direção à imagem da santa partindo de cidades como Foz do Iguaçu, a 75 quilômetros de distância.

Segundo a paróquia, o monumento "significa a expressão de fé dos munícipes e proteção para a cidade, pois ela fica voltada para o município".

Ano a ano a festa tem crescido e atraído fiéis de diferentes regiões do Paraná e também de outros estados.

Com isso, a paróquia afirma que está em curso um projeto para construção do Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida ao lado do monumento.

Quando concluído, o santuário será o maior Santuário Mariano do Paraná, afirmou a paróquia. Ainda não previsão para o início da obra.

NOTÍCIAS RELACIONADAS