Tivi São Lourenço, 01 de fevereiro de 2025

DESTAQUE

Anhanguera São Lourenço: Inovação e Excelência nos Cursos de Enfermagem e Agronomia

A instituição promove um ambiente que estimula o crescimento pessoal e profissional, integrando os alunos a uma comunidade acadêmica comprometida com a excelência.

Segurança

Cobra invade quintal de casa e deixa moradora em pânico em SC

Bombeiros Militares de Araquari foram acionados para capturar o animal

Por ND Mais

Atualizado em 01/02/2025 | 11:35:00

Uma cobra assustou uma família em Araquari, no Norte de Santa Catarina, ao aparecer no quintal da casa nessa quinta-feira (30). O caso ocorreu no bairro Rainha e mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar para a captura do animal.

Segundo os socorristas, ao chegarem ao local, encontraram a moradora nervosa na janela, apontando para a cobra, enquanto dois homens tentavam capturá-la.

De acordo com os bombeiros, o réptil era uma cobra-caninana, que estava na área da piscina, próxima a blocos de concreto, e apresentava um comportamento agitado e agressivo.

Utilizando uma pinça de captura, a guarnição afastou os moradores e conduziu o animal com segurança para uma caixa de transporte. Em seguida, a cobra foi solta em uma área de mata.

Após a ocorrência, as crianças da comunidade ainda se aproximaram da viatura para conhecer o trabalho dos bombeiros, em um momento de interação educativa sobre o resgate de animais silvestres.

Cobra caninana não possui veneno
A caninana (Spilotes pullatus) é uma cobra que possui as cores preto e amarelo mescladas em seu corpo. Apesar da aparência intimidadora, ela não possui veneno e não tende a atacar humanos.

Considerada uma serpente muito ágil, essa espécie é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte.

A caninana pode alcançar mais de 2,5 metros de comprimento. Quando ameaçada, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço, expõe e movimenta a língua, pronta para atacar caso sinta necessidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS