Tivi São Lourenço, 24 de novembro de 2024
Gerais

Cobra peçonhenta é capturada nos fundos de máquina de lavar roupa em casa de Florianópolis

Filhote de jararaca estava em área de serviço e foi resgatada pelos bombeiros. Réptil é comum em ambientes urbanos, conforme biólogo.

Por G1/SC

Atualizado em 04/01/2024 | 10:08:00

Um filhote de jararaca foi resgatado em uma casa em Florianópolis no final da tarde de quarta-feira (3). O réptil, que é peçonhento, estava nos fundos de uma máquina de lavar na área de serviço do local, informou o Corpo de Bombeiros Militar (assita acima).

O animal tinha 12 centímetros de comprimento. Para o resgate, os socorristas precisaram usar um instrumento parecido com uma pinça para pegar o animal e colocá-lo dentro de uma caixa.

A jararaca foi, posteriormente, solta em outro local. O resgate foi feito no bairro João Paulo por volta das 17h30. Três pessoas moram na casa onde a jararaca foi encontrada.

O grupo das jararacas é o maior causador de acidentes com cobras no país, segundo o Instituto Butantan.

Cobra comum em ambientes urbanos
A espécie, de nome científico Bothrops jararaca, é comum em ambientes urbanos, de acordo com o biólogo Christian Raboch. Ela é um animal de hábitos noturnos e geralmente as pessoas encontram filhotes.

"A jararaca jovem vai se alimentar de anfíbios, sapo, perereca e rã. Quando ela vai crescendo, vai mudando o hábito alimentar, vai se alimentando mais de roedores", disse o biólogo.

Por essa razão, é mais fácil encontrar uma jararaca filhote do que adulta. "Filhotinha geralmente tu vais encontrar onde? Em áreas úmidas. Onde tem o laguinho, onde tem o riacho, onde tem anfíbio, e anfíbio é bem comum ter na casa das pessoas, por isso que acaba atraindo", completou Raboch.

Como as adultas geralmente se alimentam de ratos e é mais fácil encontrar anfíbios do que roedores nas casas, as jararacas jovens são mais comuns nas residências das pessoas.

"Mas se a casa tiver resto de alimento no chão e tiver entulho, pode atrair rato e atrair jararaca adulta sim", disse o biólogo.
Ele deu dicas para evitar que animais indesejados entrem nas casas.

"Eu sempre falo para as pessoas que moram perto de uma área de mata para deixar o quintal o mais limpo possível, sem entulho, sem resto de alimento no chão, para não atrair rato, barata, enfim, outros animais. E se mora perto de mato também é importante às vezes até colocar isolador por baixo da porta, para evitar que algum animal acabe entrando ali, ou até mesmo tela em janelas para evitar...a serpente é difícil, mas aranhas acabam entrando dentro da casa".

O que fazer em caso de picada?
Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;
não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;
o local da picada deve ser lavado com água e sabão;
a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;
é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS