No país, a cidade ocupa a 47ª posição no ranking de cidades menos populosas. Houve crescimento de 12,70% no número de moradores.
Santiago do Sul, no Oeste, é a cidade menos populosa de Santa Catarina, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28). O município tem 1.651 moradores e está entre as 50 cidades menos populosas do país.
Em 2010, quando foi feito o último Censo Demográfico, eram 1.465 moradores. Em relação ao novo balanço, a cidade teve alta de 12,70% no número de habitantes. No país, a cidade ocupa a 47ª posição no ranking de cidades com menos residentes.
Com uma economia baseada na agricultura, avicultura e a pecuária, o município de Santiago do Sul foi fundado em 16 de abril de 1994 e está a 600 quilômetros de distância de Florianópolis, que é a Capital do Estado.
Segundo a prefeitura do município, Santiago do Sul ocupa uma área de 74 km², a 450 metros de altitude. O município faz divisa com Formosa do Sul, Quilombo, São Domingos, Coronel Martins e Novo Horizonte.
Além de Santiago do Sul, Santa Catarina tem ainda outras 10 cidades com menos de 2 mil habitantes. São elas:
Censo do IBGE
O Censo é uma pesquisa realizada pelo IBGE para fazer uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ela permite traçar um perfil socioeconômico do país, já que conta os habitantes do território nacional, identifica suas características e revela como vivem os brasileiros.
Todos os 5.568 municípios brasileiros, mais dois distritos (Fernando de Noronha e Distrito Federal), num total de 5.570 localidades, receberam visita de recenseadores. Segundo o IBGE, foram visitados 106,8 milhões de endereços em 8,5 milhões de quilômetros quadrados.
Foram respondidos 79.160.207 questionários, dos quais 88,9% com 26 quesitos e 11,1% com 77 quesitos. No total, 98,88% das entrevistas foram presenciais; o restante foi pela internet ou telefone.
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.