Doença tende a ser assintomática no início e diagnóstico precoce é fundamental.
O câncer de próstata é um dos mais frequentes entre os homens no estado de Santa Catarina e o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 90% dos casos. Neste mês, conhecido como “Novembro Azul”, o governo estadual reforça a campanha com ações de conscientização e prevenção.
Com isso, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta que a doença tende a ser assintomática em estágios iniciais, tornando o diagnóstico precoce fundamental.
Entre os sintomas do câncer de próstata estão:
► Urinar frequentemente, especialmente à noite;
► Dificuldade para iniciar ou manter o fluxo urinário;
► Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
► Dor ou ardência ao urinar;
► Ejaculação dolorosa.
Na presença desses sinais, recomenda-se a busca por atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização de exames.
Diagnóstico e exames preventivos
O diagnóstico precoce do câncer de próstata envolve dois exames principais: o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o toque retal.
O exame de PSA mede a presença de uma proteína na próstata, podendo indicar risco elevado em níveis altos. "O toque retal permite identificar irregularidades na próstata, mesmo quando o PSA está em níveis normais", explica Rodrigo Lolli, urologista do Cepon.
A realização dos exames anualmente é essencial, já que a doença costuma progredir lentamente, e é mais comum em homens acima dos 65 anos.
No período de janeiro a setembro deste ano, o Cepon realizou 630 atendimentos de pacientes com câncer de próstata, dos quais 114 foram primeiras consultas, além de 145 cirurgias de alta e média complexidade.
O indivíduo foi encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão/SC, onde se encontra à disposição da Justiça.
O pedido de busca foi motivado pela delação de um crime de ameaça.
Alencar Siqueira foi socorrido com politraumatismo e não resistiu aos ferimentos.
Músico dirigia uma Mitsubishi, foi socorrido e levado ao hospital.
Vítima foi socorrida inconsciente e com suspeita de traumatismo craniano.
Vítima relatou no dia anterior que teria sido sequestrada e agredida.