Tivi São Lourenço, 07 de novembro de 2024
Segurança

Criança de 4 anos e adolescente são mortos em confronto policial no litoral de SP

Caso aconteceu no Morro São Bento, em Santos. Segundo a polícia, o jovem de 17 anos estava em uma troca de tiros com os agentes de segurança. Outro menor de 15 anos foi baleado e sobreviveu.

Por G1

Atualizado em 06/11/2024 | 10:00:00

Uma criança, de 4 anos, morreu após ser baleada durante um confronto policial no Morro São Bento, em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 nesta quarta-feira (6), dois adolescentes, de 15 e 17 anos, também foram atingidos durante a troca de tiros. Segundo a polícia, a dupla era suspeita. O adolescente mais velho morreu e o outro foi socorrido sob escolta.

De acordo com o boletim de ocorrência, a ação aconteceu durante um patrulhamento de rotina da Polícia Militar (PM) por volta de 20h15 de terça-feira (5), no Morro São Bento, entre as ruas São Sérgio e São Fernando. Apesar de Ryan da Silva Andrade Santos ter sido morto, essa informação não consta no BO do confronto.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo(SSP) lamentou a morte de Ryan durante um confronto. A pasta informou, ainda, que a Delegacia Seccional de Santos instaurou um inquérito para apurar os fatos e determinou a realização de perícia nas armas apreendidas e no local do confronto para esclarecer a origem do disparo que atingiu a criança.

O que aconteceu, segundo a polícia
Segundo o registro policial, três viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) estavam pelo bairro quando viram que aproximadamente dez homens, sendo quatro em motocicletas. Eles fugiram ao notarem a equipe policial.

No BO consta que o grupo correu até um ponto de tráfico de drogas e , por isso, os policiais precisaram desembarcar das viaturas para iniciarem as buscas. Em depoimento, os agentes contaram que se aproximaram dos suspeitos, que começaram a atirar. Os policiais revidaram e solicitaram apoio.

A outra equipe da PM chegou pela parte superior do morro e surpreendeu ao menos oito dos suspeitos, que voltaram a disparar contra os policiais. Foi nessa segunda troca de tiros que os dois adolescentes acabaram baleados.

De acordo com a corporação, os demais suspeitos conseguiram fugir pela área de mata. Sendo assim, os policiais apreenderam três motocicletas, sendo que uma delas era furtada. Além disso, armas e um radiocomunicador também foram apreendidos.

Segundo o registro policial, os dois suspeitos baleados foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste e para a Santa Casa de Santos. Gregory Ribeiro Vasconcelos, de 17 anos, morreu.

O segundo adolescente, de 15 anos, permaneceu sob escolta logo após receber o tratamento médico na Santa Casa.

Ao g1, a mãe dele Beatriz da Silva Rosa disse que o menino estava brincando com outras crianças em frente à casa de uma prima quando foi atingido na barriga. Ele foi levado até a Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu.

Novo confronto após as mortes
Segundo a Polícia Civil, um outro confronto sem vítimas ocorreu durante a madrugada na Avenida Getúlio Dornelles Vargas, no Centro de Santos.

De acordo com o BO, uma equipe estava em patrulhamento pelos corredores de ônibus quando viu um homem observando os policiais em um trecho conhecido como ponto de tráfico de drogas em um elevado.

Segundo o registro, o suspeito gritou: “vai morrer, polícia” e disparou na direção da viatura, atingindo o veículo. Por isso, a equipe se deslocou para fora do alcance do suspeito.

Em seguida, um dos policiais desembarcou do veículo e disparou em direção ao suspeito, enquanto um outro agente chegou para prestar apoio pelas ruas Visconde de São Leopoldo e São Bento.

Os agentes acessaram a escadaria Joana D'Arc, onde ocorreu o segundo confronto. Um tenente efetuou disparos contra o suspeito até que ele parasse de atirar. No entanto, o homem conseguiu fugir e, por conta das condições geográficas da área, a equipe policial não avançou na direção dele por falta de recursos.

Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para o local da ocorrência, mas a criança baleada já tinha sido levada para a Santa Casa. "As equipes do Samu socorreram dois homens baleados. Um deles foi levado para a UPA Zona Noroeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi levado para a Santa Casa".

Procurada pelo g1, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) não se manifestou até a publicação desta matéria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS