Tivi São Lourenço, 28 de outubro de 2024
Gerais

Dia de campo sobre apicultura trata de questões teóricas e práticas no setor

Dividido em duas etapas, o dia de campo abordou questões teóricas – divisão de enxames, nucleação e troca de abelhas rainhas

Por Assessoria

Atualizado em 18/09/2023 | 09:41:00

Apicultores de São Lourenço do Oeste e Região participaram, nesta quinta-feira (14), do Dia de Campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em apicultura. O evento, realizado na propriedade do apicultor Ernesto João Reck, foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço do Oeste em parceria com o Sistema Faesc/Senar.

Dividido em duas etapas, o dia de campo abordou questões teóricas – divisão de enxames, nucleação e troca de abelhas rainhas – com a palestrante e produtora de abelhas rainhas, Cleusa Franzen, e questões práticas com a zootecnista e instrutora do ATeG apicultura, Mardiori Souza. 

Para o presidente da Associação de Apicultores e Meliponicultores de São Lourenço (AAMSL), João Carlos Suldowski, o dia de campo é importante, pois reúne os apicultores para o aperfeiçoamento da técnica. “Estamos passando por dificuldades na agricultura e toda a alternativa que vem para melhorar a questão financeira das propriedades é bem vinda”, disse destacando o ATeG que está em curso. Suldowski lembra que, como a região é constituída por pequenos apicultores, a organização em grupo facilita a atuação. “A associação está em formação. Ela vem para somar e ajudar o produtor”, destaca. 

Nelso Luiz Moresco, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Lourenço Oeste, confirma que o trabalho no setor está dando certo. Como prova, ele cita a criação da associação e a formação da primeira turma do ATeG. Segundo ele, são ações que visam o compartilhamento de informações e técnicas e a ideia é que o apicultor tenha condições para tomar as melhores decisões dentro da atividade. “Cada produtor vai voltar para propriedade consciente do que precisa ser feito e com o entendimento do potencial que tem”, observa. 

“Juntos somos mais fortes”, resume Moresco fazendo um convite a todos os produtores que ainda não são associados do Sindicato para que conheçam o trabalho e as ações. Ele confirma que o grande objetivo é dar suporte aos produtores dentro da realidade de cada um.

ATeG Apicultura 

O acompanhamento da ATeG Apicultura é personalizado com metodologia que contempla diagnóstico produtivo, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Trata-se de um programa gratuito, que é viabilizado por meio do Sindicato dos Produtores Rurais, Senar e Faesc. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS