Tivi São Lourenço, 20 de abril de 2025
Prefeitura

Dia de campo valoriza produção sustentável de leite em São Lourenço do Oeste

Para saber mais sobre os programas da Secretaria de Agricultura e as parcerias com a Epagri, o contato é o (49) 3344-8585.

Por Prefeitura de São Lourenço do Oeste

Atualizado em 29/09/2023 | 09:55:00

A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste e a Epagri municipal promoveram, na tarde de quarta-feira (27), um dia de campo na propriedade da família Lovatto, na comunidade de Planalto. Participaram profissionais da área, servidores municipais e jovens do curso Organização, Gestão e Protagonismo do Centro de Treinamento de Chapecó (Cetrec).
 
A família Lovatto tem como principal fonte de renda a produção leiteira e usa como fórmula o sistema de produção à base de pasto, modelo que utiliza as pastagens perenes de verão como principal fonte de alimentação dos animais, sendo a forma mais barata, competitiva e ecologicamente correta de produzir leite no Sul do Brasil. Ela reduz os riscos econômicos para o produtor, pois é menos dependente de insumos externos, como a ração, e é ecologicamente sustentável. O local tem 12 hectares de área para a atividade.
 
Com a estruturação do trabalho, a propriedade é uma Unidade de Referência Técnica da Epagri e agora serve de modelo para agricultores da região. E foi isso que o dia de campo proporcionou: que jovens agricultores vejam na prática novas possibilidades de manter a sua propriedade economicamente saudável.
 
Recursos
 
O secretário de Agricultura de São Lourenço do Oeste, Gilberto Bordignon, explica que é visível que propriedades pequenas e bem conduzidas com acompanhamento, mesmo neste momento de dificuldade, ainda têm lucro. “Os brasileiros produtores de leite não concorrem entre eles, mas sim com produtores de outros países. Essa é a nossa preocupação: que o jeito de trabalhar organizado faça os produtores ainda vender mais barato e manter suas propriedades”, diz.
 
A família Lovatto é uma das centenas de São Lourenço do Oeste que também recebe incentivo do governo municipal para manter a atividade. Com o Programa Cheque do Leite, a família garante um bônus fiscal para reinvestir na propriedade, como a compra de algum maquinário e pequenas reformas. Tem ainda o Programa Cheque do Campo, bônus fiscal com auxílio de hora máquina e o Programa de Melhoramento Genético, visando melhorar as condições de trabalho dos agricultores.
 
Para saber mais sobre os programas da Secretaria de Agricultura e as parcerias com a Epagri, o contato é o (49) 3344-8585.

NOTÍCIAS RELACIONADAS