isso existe?
Primeiro vamos entender o que é inflamação:
A inflamação é uma resposta de proteção normal do nosso corpo. O corpo “inflama” quando precisa nos defender de qualquer ameaça, ativando o sistema imunológico, seja eliminar vírus ou bactérias ou qualquer outra ameaça ao corpo. As doenças crônicas como diabetes, pressão alta e obesidade também ativam o sistema de proteção do corpo, promovendo inflamação.
Desta forma, podemos entender que a inflamação é de algum modo boa para o corpo, uma vez que sinaliza que existe algo errado acontecendo, nos dando a possibilidade nos defender, para eliminar a ameaça.
E é aqui que entra o poder da alimentação anti-inflamatória!
Sim, existe um estilo de alimentação que previne a inflamação e/ou auxilia a desinflamar. Mas atenção! É um conjunto de alimentos e estilo de vida, e não um alimento isolado que vai te proporcionar isto! De nada adianta tomar shot de cúrcuma ou adicionar gengibre na água se a alimentação ao longo do dia for cheia de alimentos ultraprocessados, gorduras e açúcar.
Quer ter uma alimentação anti-inflamatória coma alimentos in natura! Frutas, legumes e verduras, cereais integrais, carnes magras, ovos, leite e derivados com pouca gordura, sementes e oleaginosas. Sabe o clássico feijão, arroz, carne e salada funciona super bem! Nos lanches coma frutas! Para não ficar monótono, varie nos tipos e na forma – calorzinho, congela a fruta e faz sorvete; frio – sopa de legumes!
Evite tudo que tiver aditivos – conservantes artificiais, corantes aromatizantes, estabilizantes e por aí vai – todos tem poder de aumentar a inflamação – os alimentos ultraprocessados são cheios destes aditivos.
E tão importante quando a alimentação, cuide do seu estilo de vida. Qualidade e quantidade do sono, atividade física, hidratação e gerenciamento das emoções e estresse fazem parte do cuidado para que o corpo consiga se regular e não inflamar!
E aí, vamos praticar um estilo de vida anti-inflamatório?
Abraço da Nutri
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.