Em encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representantes do segmento reclamaram da falta de fiscalização a empresas estrangeiras que vendem têxteis pela internet no Brasil.
Representantes do segmento têxtil catarinense e do município de Blumenau participaram nesta quinta-feira (9) de uma reunião entre um grupo de empresários do comércio e varejo nacional e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para tratar do combate à sonegação fiscal por empresas de ecommerce estrangeiras.
O encontro foi intermediado pela deputada federal Ana Paula Lima (PT) e pelo ex-deputado federal Décio Lima (PT). Na reunião, ocorrida na sede do Ministério, em Brasília, as entidades pediram o apoio do governo federal no combate à sonegação de impostos de empresas de ecommerce estrangeiras, que passaram a operar no mercado de vendas online no Brasil.
Participaram da reunião representantes do Grupo Soma (donos das marcas Hering, Farm e Animale), SFB Têxtil, Cia. Hering, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil).
Os empresários catarinenses alegaram que vêm se sentindo prejudicados por sites de empresas estrangeiras. Além dos problemas tributários, os varejistas afirmam que os sites de ecommerce internacionais também não respeitam as normas técnicas para venda de produtos e não atendem a regulamentações de segurança e antipirataria no país.
“Os empresários catarinenses solicitaram que haja taxação das empresas estrangeiras e uma ação antipirataria. O governo se comprometeu a proteger a indústria brasileira e garantir a manutenção da soberania mercantil”, explicou a deputada.
Alckmin propôs a criação de um grupo de trabalho, com a participação do seu Ministério, junto com o Ministério da Fazenda, Receita Federal e empresários. O vice-presidente destacou que na época em que governou São Paulo, combateu a “máfia da fraude” dos combustíveis no Estado.
Para Décio Lima, a reunião foi esclarecedora, já que tratou de um problema de soberania da economia brasileira e de proteção da institucionalidade das relações de mercado.
“Geraldo Alckmin disse que é intolerável o Brasil estar submetido a esse processo de sonegação tributária e agressão clandestina ao processo produtivo regular. Isso afeta nossa economia, a indústria e, por isso, as medidas que ele vai tomar serão rápidas e céleres”, disse o ex-deputado.
Albiano de Camargo, 41 anos, teve alta no domingo (24) e relembrou os momentos vividos após uma grande quantidade de terra cair sobre ele em obra de drenagem na última quinta-feira (21).
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos