Caleffi era filiado ao partido desde 2003.
O ex-prefeito de São Lourenço do Oeste, Rafael Caleffi, usou as redes sociais nesta sexta-feira (19), para expor o motivo de ter deixado o MDB de São Lourenço do Oeste, partido em que era filiado desde 2003.
De acordo com Caleffi, o documento foi enviado ao presidente do MDB lourenciano, em 02 de abril deste ano. Ele relatou entender que o assunto é polêmico, e que alguns entenderão e outros não.
"Foi uma decisão difícil, dolorida, mas tenham certeza que segui meu coração e minhas convicções. Gratidão a todos que estiveram comigo, independente da agremiação, pois meu partido sempre foi São Lourenco do Oeste!!!", disse o ex-prefeito.
Abaixo segue a íntegra do documento que Caleffi enviou ao presidente do MDB de São Lourenço do Oeste, Jair Perazoli.
São Lourenço do Oeste, SC 02 de abril de 2024.
Exmo Sr.
Jair Perazoli
Presidente do Diretório do MDB de São Lourenço do Oeste, SC.
Venho, por meio deste, expor e requerer o que segue:
O Movimento Democrático Brasileiro, partido que escolhi como agremiação para defender desde 2003, foi sempre fiel e leal em seus compromissos. Um partido que tinha ideais e bandeira política no Estado de Santa Catarina, isso até o fatídico falecimento do saudoso Luiz Henrique da Silveira, político do mais alto quilate, o qual serviu de referência em minha trajetória pública.
Depois de sua perda, as bandeiras do municipalismo e da descentralização foram esquecidas e os sucessores partidários estaduais acabaram priorizando a defesa por cargos e espaços nos governos ao invés de um projeto estadista. E pior, passou a fazer parte do Governo Lula, responsável pelo maior esquema de corrupção que o Brasil já teve. Fatos pelos quais não compartilho e me nego a continuar fazendo parte.
De outra banda, lá no ano de 2016, mesmo diante de um cenário extremamente negativo em São Lourenço do Oeste, onde sequer tínhamos candidato, o Partido me chamou para o sacrifício, para disputar as eleições municipais. Aceitamos o desafio e construímos um projeto vencedor, mesmo quando poucos acreditavam, haja vista que trouxemos o Progressista para nos apoiar, partido historicamente rival do MDB.
Para essa coligação vingar e depois alcançarmos 78% dos votos na reeleição, sim foram feitos acordos verbais, dos quais nomes importantes do MDB fizeram parte. Cito-os nominalmente: Nelio Goldoni, Aristides De Conto, Walmor Pederssetti e Alex Tardetti, entre outros. Do lado do Progessista, nomes como Cairu Hack, Cirio Hippler, Beni Negri e Ivanir Polessello avalizaram o compromisso. Nessa composição, o MDB apoiaria o Progressistas na eleição de 2024.
Nossas conquistas na condição de Prefeito Municipal são notórias e aqui poderia escrever um livro de tantas ações e obras realizadas, mas destaco algumas em andamento e outras já executas: Upa, Arena, Contorno Viário, Revitalização das duas Praças; Asfalto por todos os cantos da Cidade e também no Interior; Nova Iluminação de LED, Esgotamento Sanitário (do qual julgo primordial); Escola Santa Maria Gorette; Ensino Positivo nas Escolas; Ensino em tempo integral; Flic remodelado e servindo de referência para o Brasil; Programa Comunidade Forte; Cheque do Leite; Centro de Especialidades Médicas etc etc etc. E por derradeiro e não menos impactante, nas finanças públicas tivemos um feito extraordinário, elevando a arrecadação do Município de R$ 62.000.000 para mais de R$ 150.000.000,00 em 06 anos, o que comprova o choque de gestão eficiente.
Finalizei minha missão em 2023, ainda que de forma prematura, mas o fiz com a consciência do dever cumprido e pensando, pela primeira vez na vida, na minha família, nos meus filhos Caetano e Betina, assim como na minha esposa Gizele. Alguns entenderam, outros não, o que faz parte. Ressalto que foi uma decisão pessoal, não havendo nada de acordo político ou algo diverso conforme comentários obviamente lançados por pessoas desinformadas.
Recentemente, notório ficou também que o MDB, sob nova direção, entendeu por ter candidato a Prefeito e por consequência, desobrigando-se do acordo pré-estabelecido, o que tenho pleno respeito, porém não compactuo. Todos sabem da minha conduta e que sempre estarei do lado de pessoas íntegras.
Por toda essa narrativa apresentada, verdadeira, com testemunhas e onde todos os compromissos foram honrados, ao menos de minha parte, sempre de mãos limpas, infelizmente não me sinto mais em condição de fazer parte da agremiação. Agradeço o Movimento Democrático Brasileiro por todos esses anos de convivências e conquistas em favor de nosso Município. Sigo meu destino e peço a fineza de que esse documento seja estendido ao Diretório Municipal.
Fraternal Abraço!!!
Rafael Caleffi
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.
O vereador Jader Ioris (PP), disse que a realização de festividades em comemoração à Páscoa já é tradição no município, e cita como exemplo a encenação da Paixão de Cristo.
Os três projetos receberam votos favoráveis dos vereadores lourencianos.
O presidente do Legislativo Municipal, vereador João Suldowski, parabenizou os eleitos e desejou sucesso no mandato.
Foram 76 inscrições homologadas, sendo 44 para o programa Parlamento Jovem e 32 para o programa Executivo Mirim.
O plano prevê novas maneiras para implementação de programas de coleta seletivas de resíduos ainda não coletados