Tivi São Lourenço, 30 de outubro de 2024
Gerais

Família anda de 'jet ski com rodas' por ruas no litoral de SC e viraliza

Cena foi flagrada na Avenida Atlântica, em São Francisco do Sul, nesta semana.

Por g1 SC e NSC

Atualizado em 29/12/2022 | 09:50:00

Uma família chamou a atenção ao ser flagrada andando em um 'jet ski' com rodas pelas ruas de São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense, na terça-feira (27) . Embora o protótipo tenha sido criado para diversão, a lei proíbe a circulação do veículo em via pública por causa das adaptações (entenda abaixo).

De acordo com o proprietário do 'PatJet', como o veículo foi apelidado, a estrutura foi montada há três semanas, a partir de um vídeo na internet.

À reportagem, ele contou que o brinquedo foi feito para as filhas gêmeas, que aparecem nas imagens que repercutiram na web, e é usado para ir à praia.

A aparição na Avenida Atlântica foi compartilhada em uma página no Instagram e, na tarde desta quarta-feira (28), a publicação havia superado as 6.100 curtidas.

"Comprei o jet ski de um amigo, sem motor. Então cortei o fundo, coloquei duas rodas de carrinho de mão, um motor estacionário de bomba de veneno e montei o jet em cima de um patinete", explica inventor.

Perigos

Ao g1 SC, o servidor do Detran e policial militar Atanir Antunes afirmou que o veículo não pode transitar em via pública por causa das adaptações.

"Ele não é definido como nenhum tipo de veículo classificado no Código de Trânsito Brasileiro. Então, não pode ser registrado e licenciado como os veículos normais, que precisam anualmente de legalização junto ao Detran", esclareceu.

O jet ski com rodas pode ser removido ao pátio e tirado de circulação se for visto por autoridades de segurança. Segundo a Polícia Militar (PM) de São Francisco do Sul, não houve flagrante da situação.

Especialista em trânsito Márcia Pontes destaca perigos na utilização do veículo em vias públicas.

"A pessoa não pode pegar, por exemplo, o protótipo de uma nave espacial, colocar rodas, motor e sair pela via pública. As pessoas precisam de segurança", diz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS