Tivi São Lourenço, 30 de outubro de 2024
Gerais

Formação de ciclone extratropical deve provocar temporais antes do feriado em SC

Estado pode registrar chuvas já na parte da tarde deste sábado após temperaturas de 30°C; formação de ciclone extratropical pode trazer queda de granizo.

Por ND Mais

Atualizado em 12/11/2022 | 13:47:00

A formação de um ciclone extratropical deve provocar temporais antes do feriado da Proclamação da República em Santa Catarina, especialmente a partir de domingo (13).

Antes disso, conforme a Defesa Civil estadual, a umidade vinda do oceano mantém o dia com variação de nebulosidade do litoral aos planaltos. Nas demais regiões, o dia inicia com o predomínio do sol e tempo e estável ao longo deste sábado (12).

No entanto, a parte da tarde e noite fica marcada pela aproximação de novas áreas de instabilidade combinadas ao calor e umidade vindas da região amazônica que provocam pancadas de chuva e temporais isolados entre o Extremo e o Meio-Oeste. Apesar disso, o risco para ocorrência é considerado  baixo a moderado.

Os ventos sopram de Norte na porção Oeste de Santa Catarina e de Leste entre os planaltos e o litoral, mas com intensidade fraca. As temperaturas no período da tarde aproximam-se dos 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Assim como ficam entre 24°C e 29°C nas demais regiões.

Veja as temperaturas para sábado (12), segundo a Epagri/Ciram:

Litoral Norte: 18°C/26°C;

Planalto Norte: 12°C/26°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 15°C/25°C;

Grande Florianópolis Serrana: 14°C/26°C;

Vale do Itajaí: 15°C/27°C;

Litoral Sul: 16°C/25°C;

Planalto Sul: 12°C/23°C;

Meio-Oeste: 13°C/27°C;

Oeste: 13°C/28°C;

Extremo Oeste: 15°C/31°C.

No entanto, a formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai ao longo do domingo intensifica o fluxo de calor e umidade da região amazônica sobre Santa Catarina.

De acordo com a Defesa Civil estadual, a chuva inicia no Extremo Oeste ainda na madrugada e vai se propagando para as demais regiões ao longo do dia. Além disso, não está descartada a chance de queda de granizo e com intensidade pontualmente forte que podem resultar em alagamentos e deslizamentos.

Apesar disso, o risco para ocorrências associadas ao tempo é considerado baixo a moderado. Os ventos sopram do quadrante Norte em todo o Estado, mas com intensidade fraca a moderada. Apesar disso, as cidades na divisa com o Rio Grande do Sul podem registrar rajadas de até 60 km/h.

Além disso, a segunda-feira (14) deve contar com a formação de uma frente fria associada ao ciclone que segue provocando chuvas em Santa Catarina, especialmente no Centro-Leste.

No entanto, a Defesa Civil aponta que uma área de alta pressão estabiliza o tempo, mantendo a terça-feira (15) ensolarada em todas as regiões.

NOTÍCIAS RELACIONADAS