Tivi São Lourenço, 31 de outubro de 2024
Gerais

Formação de ciclone extratropical provoca chuva intensa em SC

Em algumas regiões, ventos podem chegar a 100 km/h, segundo a Defesa Civil.

Por Oeste Mais

Atualizado em 09/08/2022 | 09:38:00

A formação de um ciclone extratropical provoca chuva intensa e persistente em todo estado de Santa Catarina, segundo previsão do tempo divulgada pela Defesa Civil. Nesta terça-feira (9), o tempo fica instável e traz chuva forte em alguns momentos do dia, que podem vir acompanhadas de temporais isolados, principalmente do Meio-Oeste ao litoral.

Há risco alto de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações. As rajadas de vento variam de 60 a 80 km/h dos Planaltos ao Vale do Itajaí e podem se aproximar dos 100 km/h no litoral e áreas próximas. Devido à presença das nuvens, as temperaturas ficam amenas à tarde e não passam dos 18°C.

Na quarta-feira, o tempo instável permanece em SC devido ao deslocamento do ciclone em direção ao mar, por isso, os ventos seguem intensos, com intensidade de 25 a 45 km/h e rajadas de 60 a 90 km/h no litoral. Há risco de destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. As temperaturas não variam tanto e ficam entre 5°C a 9°C na Serra, 12°C a 18°C no litoral e áreas próximas, de 6°C a 11°C nas demais áreas.

Somente na quinta-feira (11), o ciclone extratropical se afasta da costa de SC e dá lugar a uma massa de ar frio, que deixa o tempo estável em grande parte do estado, com variação de nuvens. Os ventos perdem intensidade e favorecem a intensificação do frio, principalmente entre a madrugada e o amanhecer.

O dia amanhece com temperaturas mínimas de 0°C a 5°C entre os Planaltos e Meio-Oeste e de 5°C a 10°C nas demais regiões. À tarde, as máximas variam de 15°C a 18°C em quase todas as áreas. Há ainda chance de congelamento de pistas em pontos da Serra entre a madrugada e amanhecer.

NOTÍCIAS RELACIONADAS