Tivi São Lourenço, 22 de janeiro de 2025
Social

Golden Retriever fica grávida e tutora descobre que pai é um Shih Tzu

Dona da cachorra conta que cruza ocorreu em hotel de cães em Joinville e que deduziu paternidade ao ver lista de cães não castrados. Caso viralizou na internet.

Por G1/SC

Atualizado em 24/10/2024 | 09:52:00

Os tutores de uma golden retriever de Joinville, no Norte de Santa Catarina, tiveram uma surpresa ao descobrir que a cachorra de 45 kg engravidou enquanto a família estava em uma viagem de férias. E o mais inusitado, segundo Marcia Tasca: de um cão de porte pequeno, da raça shih tzu, que tem entre 4 a 7,5kg em média na vida adulta.

"Nem passou pela minha cabeça que ela pudesse estar grávida. Eu descobri a gravidez quando a minha golden já estava com 50 dias [de gestação]", contou a dona.

Após a descoberta, Marcia começou a ligar pontos e fazer contas para descobrir o possível genitor. Ela deduziu que o cruzamento ocorreu no hotel para pets onde a cachorra passou dois finais de semana hospedada. Ao questionar se havia algum outro cão não castrado nas mesmas datas, soube do shih tzu. O caso viralizou na internet, onde alcançou mais de 3,5 milhões de visualizações.

Nina, como é chamada a golden retriever, deu à luz nove filhotes, em 20 de setembro, e foi castrada logo após a cesárea. Ao g1, Marcia disse que preferiu não informar aos tutores do shih tzu, e que arcou com os custos envolvendo gestação, pós-cirúrgico e cuidados iniciais dos filhotes.

Além disso, a tutora relatou que um filhote da ninhada nasceu bem menor do que os outros, com quase um terço do tamanho, e foi chamado de "Zé Milagre". Ele está com 1 kg, segundo a tutora, enquanto que os demais têm 2,8 kg com pouco mais de 30 dias.

"O veterinário falou que sendo pai shih tzu, faz total sentido esse cachorrinho ter nascido desse tamanho e ter vingado".

O golden retriever é uma raça de porte grande que tem, em média, 30 kg na vida adulta; já o shih tzu, é de porte pequeno, e tem entre 4,5 a 7,5 kg, segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC). A instituição também fala sobre a altura média das raças:

  • golden retriever: entre 56 - 61 cm para machos, e 51 - 56 cm para fêmeas;
  • shih tzu: : não mais que 27 cm.

Todos já foram adotados, e devem ir para suas novas casas quando completarem 40 ou 45 dias.

Enquanto eles crescem, com diferenças de tamanho, os internautas se divertem com a história. O caso viralizou após uma amiga da tutora, Catharina Lima, divulgar o caso no X (antigo Twitter).

"Sim, um shih-tzu teve a ousadia e alegria de encarar uma golden", brincou. A publicação alcançou mais 3,5 milhões de visualizações na tarde de quarta-feira (23).

A gravidez

Marcia contou que, em julho, saiu para passar 15 dias com a família nos Estados Unidos. Ela chamou uma pessoa de confiança para cuidar de Nina durante os dias de semana. Nos sábados e domingos, a golden ficou em um hotel de pets.

"E, por acaso, nesse período, ela entrou no cio", comentou.

A família voltou ao Brasil em 20 de julho, mas a gravidez não foi descoberta logo de cara - só com 50 dias de gestação, aproximadamente, quando Márcia notou uma rigidez na barriga da cachorra. A gestação de cachorros vai de 60 a 64 dias. Nesse caso, os filhotes nasceram com 62 dias.

"Eu pensei: meu Deus! Mandei mensagem para veterinária na hora: 'Letícia, eu acho que a Nina está com tumor'. Como eu não sabia que ela tinha entrado no cio, nem passou pela minha cabeça a gravidez", relembra.

No dia seguinte, Nina foi levada à clínica veterinária, e a gravidez foi constatada.

"Eu falei que não tinha como, que ela não entrou no cio. Mas aí me deu um estalo. Mandei mensagem para a moça que ficou com ela e perguntei: 'você lembra se ela entrou no cio?'. E ela disse: 'Márcia, agora tu falando, eu acho que entrou'".

Ela disse que chegou a ver sangue na cachorra, mas achou que era uma pata machucada, e limpou.

Quem é o pai?

A veterinária Letícia Condeixa, que atendeu Nina e cuidou da reta final da gestação, disse que no ultrassom foi possível estimar o tempo de gravidez pelas medidas dos filhotes.

A tutora, com essas informações, pediu para a equipe do hotel identificar os machos não castrados hospedados na mesma época. Juntos, chegaram deduziram que o pai seria o shih-tzu, que esteve no local no último final de semana da viagem da família Tasca.

"Eles são a cara dela, só que a pelagem é do pai. É impressionante. Com exceção do pequenininho, nenhum deles saiu com aquele focinho 'chato', mas a pelagem é todinha do pai, as patinhas brancas, as artes brancas também no peito".

A veterinária Letícia diz que os filhotes provavelmente terão porte médio para grande. "Com exceção de um, que tem a metade do peso dos irmãos".

Apesar de inusitado, esse cruzamento por si só não torna a gestação de risco, conforme a especialista. "O suposto pai é de porte pequeno, e ela é de porte grande. O risco seria se fosse o contrário".

NOTÍCIAS RELACIONADAS