Tivi São Lourenço, 25 de novembro de 2024
Gerais

Governo de SC anuncia R$ 8 milhões ao hospital de Chapecó para evitar possível greve

Paralisação dos serviços era prevista por profissionais devido ao atraso nos pagamentos.

Por Oeste Mais

Atualizado em 15/02/2023 | 12:31:00

O governador Jorginho Mello anunciou nesta terça-feira (14), um aporte de R$ 8 milhões ao Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó, após atrasos recorrentes desde abril do ano passado.

De acordo com o governo, o valor garantirá a manutenção dos serviços da unidade, que poderiam ser paralisados por uma greve dos profissionais. Os recursos serão para o custeio de honorários dos médicos do HRO.

Os profissionais já tinham encaminhado diversos documentos informando o governo do estado sobre a possível paralisação dos serviços.

“Estávamos na iminência de paralisar serviços. Desde o ano passado estávamos em contato com o governo, mas as rubricas dos repasses não nos permitiram pagar os honorários. Este anúncio é uma vitória”, avaliou o diretor do HRO, Sérgio Thomazom.

A situação chegou ao conhecimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio de um ofício encaminhado à secretária Carmen Zanotto. “Nos comprometemos em garantir os atendimentos em saúde a todos os catarinenses. Compreendemos a importância do HRO para a Saúde não só para Chapecó, mas para toda região”, disse.

O HRO é um hospital contratualizado com o município e gerido pela associação Lenoir Vargas Ferreira. Da parte do governo catarinense, a unidade tem recebido repasses pela Política Hospitalar Catarinense (PHC), Fundo Estadual de Saúde e incentivos para cirurgias eletivas e leitos de saúde mental.

“Uma unidade referência em saúde para a região Oeste não pode ter o atendimento à população afetado por conta de salários e outros honorários dos médicos e equipe. Vamos atender o pedido feito pela secretária Carmen, da Saúde”, disse o governador Jorginho Mello ao anunciar o recurso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS