Marcas foram desclassificadas após constatação de elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta segunda-feira, dia 1º, uma lista com 14 marcas de café torrado que foram desclassificadas após a constatação de matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos acima dos limites permitidos pela legislação.
Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.
O alerta de risco faz parte dos desdobramentos da Operação Valoriza, que contou com ações de fiscalização em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024, com a coleta de 168 amostras de café no período.
Aos consumidores que adquiriram os produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar a substituição nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.
Ainda, caso encontrem alguma dessas marcas sendo comercializadas, o Mapa pede que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto.
Veja quais marcas e lotes não devem ser consumidos:
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos
Em outubro, vencimentos dele foram de R$ 110 mil, de acordo com dados disponíveis no portal do Tribunal de Justiça.
A ave pré-histórica takahē foi reinserida na natureza e já acumula novos filhotes
Itens removidos do prédio, como portas, janelas, móveis planejados, eletrodomésticos e até mesmo um elevador panorâmico foram doados a instituições de caridade.
Vocalista da banda Os Atuais segue internado na UTI desde acidente na última segunda-feira.
Guarda provisória foi concedida e crianças de 1, 6 e 7 anos passavam fase de estágio de convivência na casa do casal.