A técnica é minimamente invasiva e é usada para tratar de casos conhecidos pelo crescimento benigno da próstata
Na última semana, foram realizados no centro cirúrgico do Hospital Regional São Paulo, em Xanxerê, dois procedimentos utilizando uma técnica minimamente invasiva para tratar de casos conhecidos pelo crescimento benigno da próstata - a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Ambos foram de total sucesso. A técnica utilizada foi a Enucleação Prostática a Laser Holmium – ou, HoLEP (Holmium Laser Enucleation Of The Prostate), contou com a atuação do médico urologista DR. André Lunkes e outros dois renomados urologistas.
Dr. André Lunkes explica que a técnica é realizada sem cortes, pelo canal urinário e está associada a uma maior segurança no tratamento da HPB, se comparada a raspagem convencional da próstata. “O procedimento é indicado tanto para próstatas menores quanto para próstatas extremamente grandes.” Dentre os benefícios da técnica, o médico cita: “a diminuição significativa nas taxas de sangramento pós-operatório. Isso viabiliza que a cirurgia ocorra em pacientes que necessitam de uso de anticoagulantes, devido a doenças cardiovasculares ou outras condições. Também está associada a um maior volume de tecido prostático ressecado, podendo chegar a 60 ou 70% do volume prostático, fazendo com que a necessidade de procedimentos futuros (reoperação), caia para níveis próximos a 1%,” explica o médico.
Conforme o médico urologista, os pacientes submetidos ao procedimento, tiveram boa evolução hospitalar e sem intercorrências. Ambos tiveram alta sem a necessidade da sonda na bexiga. “A técnica HoLEP favorece a rápida recuperação do paciente, reduzindo a necessidade do uso da sonda na bexiga, para menos de 24 horas. Com isso, a alta da pessoa é precoce e o retorno das atividades é mais rápido,” esclarece o médico.
A realização do HoLEP foi conduzida pelo Dr. André Lunkes, com apoio de renomados profissionais.
“Trouxemos dois colegas para auxiliar no procedimento, o Dr. Thiago Hota - urologista de Curitiba-PR, referência nacional e internacional no método HoLEP; e o Dr. Eduardo Pereira de Miranda - urologista de Tubarão-SC e pioneiro na aquisição do equipamento em nosso estado.”
Crime aconteceu em 2021, em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Menino morreu no incêndio.
Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o cão espera um descuido do cliente para pegar os pedaços de carne
Condenação vem após dois dias de julgamento; delação reduz penas dos assassinos
O aluno teria levado um frasco de veneno para formigas em uma mochila; caso aconteceu na Escola Coronel Ernesto Bertaso na noite da quinta-feira (31)
De acordo com a perícia, a médica usava fragmentos sobrepostos de outros laudos para alterar os diagnósticos originais, falsificando assim o laudo original para indicar o suposto câncer.
Nascido em Minas Gerais, menino come apenas comida orgânica e leite materno.