Brasileiro de 18 anos tem estreia dos sonhos em chaves principais de Grand Slams e já aparece entre os 100 melhores do ranking mundial
Estreias costumam ser tensas, especialmente para jovens jogadores. Mas, no auge dos 18 anos, João Fonseca vai lembrar para sempre do primeiro jogo em uma chave principal de Grand Slam. Nesta terça-feira (14), o brasileiro venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, por 3 sets a 0 e avançou à segunda rodada do Australian Open. As parciais foram de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), em 2h23min. Na próxima fase, Fonseca enfrentará o italiano Lorenzo Sonego.
– Apenas curti jogar. Quero muito agradecer a essa torcida incrível. Há muitos brasileiros aqui vibrando por mim. Estava só focando no meu jogo, tentando tirar a pressão diante de um top 10 – disse Fonseca, após a vitória sobre Rublev.
Com o resultado em Melbourne, João entrou provisoriamente no top 100 do ranking do circuito masculino. A lista oficial só sairá depois do Australian Open, mas o jovem aparece na 98ª posição em uma atualização em tempo real. Ele chegou ao Grand Slam como 112º colocado, depois de dois títulos consecutivos, no Next Gen ATP Finals e no Challenger de Camberra.
O triunfo sobre Rublev ainda foi o 14º seguido de Fonseca, que se tornou profissional em 2024 e veio do qualifying do Australian Open. Para manter a sequência de vitórias, o brasileiro terá que passar por Lorenzo Sonego na próxima rodada do Grand Slam. Atual 55º colocado do ranking da ATP, o italiano superou Stan Wawrinka na primeira fase (3 sets a 1).
Conforme avança no Grand Slam, as metas de Fonseca ficam cada vez mais altas. Por ora, o brasileiro recebe elogios de fãs de tênis de todo o mundo. Até mesmo o perfil do Australian Open se rendeu ao jogador mais novo da chave principal do torneio. Publicou uma foto de João, com a legenda: "A criança é especial".
Esta é a segunda vez que o Futsal São Lourenço realiza seletivas em busca de novos talentos. Em 2024 o time também realizou atividades, que reuniram mais de 100 jovens atletas.
Em decisão dramática nos pênaltis, equipe catarinense bate o Praia Clube na final e fatura o título pela quinta vez na história
Jogo terá transmissão da Band, Band Sports, Cazé TV, LNF TV e SporTV.
Convite para João Pedro Milgarejo, de 17 anos, veio de treinadora de clube europeu que se solidarizou com tragédia. Atleta e professor viajarão para o exterior entre janeiro e fevereiro.
O investimento previsto pela Fesporte em apoio ao esporte catarinense em 2025 é de R$ 60,5 milhões.
Partida teve recorde de público no futsal brasileiro na temporada