Tivi São Lourenço, 22 de janeiro de 2025
Social

Jornalista Cid Moreira morre aos 97 anos

Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ.

Por Oeste Mais

Atualizado em 03/10/2024 | 10:46:00

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira, dia 3, aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A informação foi divulgada por Fátima Sampaio, esposa do apresentador, para a apresentadora Patrícia Poeta, que fez o anúncio no programa “Encontro”, na TV Globo. Cid morreu por volta das 8 horas, de insuficiência renal crônica.

O jornalista enfrentava dificuldade de funcionamento dos rins desde 2022 e, por esse motivo, recorria a sessões de diálise. O tratamento, que começou no hospital, passou a ser realizado em casa com a ajuda da mulher do jornalista. Ele também estava tratando de uma pneumonia nas últimas semanas.

De acordo com o "Memória Globo", Cid Moreira nasceu em Taubaté, São Paulo, em 27 de setembro de 1927. Ele ocupou a bancada do 'Jornal Nacional' por 26 anos, desde o dia da estreia do telejornal, em setembro de 1969.

 

O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944. A estreia como locutor de noticiários aconteceu em 1963, no “Jornal de Vanguarda”, da TV Rio. Nos anos seguintes, trabalhou nesse mesmo programa em várias emissoras, como Tupi, Globo, Excelsior e Continental.

Em 1969, Cid Moreira voltou à Globo para substituir Luís Jatobá no “Jornal da Globo”. No mesmo ano, foi escalado para a equipe do recém-lançado “Jornal Nacional”, o primeiro telejornal transmitido em rede no Brasil. A estreia ocorreu em setembro de 1969 e Cid seguiu até 1996, quando houve uma reformulação do programa.

Cid também participou do “Fantástico” desde sua estreia, em 1973, revezando com outros apresentadores. Em 1999, narrou o famoso quadro de Mr. M. A partir da década de 1990, começou a se dedicar à gravação de salmos bíblicos. Em 2011, realizou o objetivo de gravar a Bíblia na íntegra, projeto que se tornou um grande sucesso de vendas.

A mulher de Cid Moreira lamentou a morte em entrevista ao programa "Encontro". "Nós temos quase 25 anos juntos, é uma história e tanto. Mas a gente sempre quer mais um pouquinho. Olhar ele lá quietinho, é difícil, estranho. Aquele sorriso lindo, particular dele. Ele tem um humor muito particular, um jeito muito maroto", disse Fátima Sampaio.

Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e enterro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS