Tivi São Lourenço, 21 de janeiro de 2025
Social

Jornalista Léo Batista morre aos 92 anos

Ícone da TV brasileira estava internado desde o último dia 6 de janeiro.

Por Oeste Mais

Atualizado em 20/01/2025 | 09:42:00

O jornalista Léo Batista morreu neste domingo, dia 19, aos 92 anos de idade. A voz marcante da televisão brasileira lutava contra um tumor no pâncreas. Ele estava internado desde o dia 6 de janeiro no Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro.

O lendário comunicador era botafoguense e recebeu uma homenagem do clube do coração. Nas redes sociais, o Botafogo publicou que Léo Batista é "eterno em nossos corações", disse que ele era sócio do clube e classificou o jornalista como “um dos maiores nomes da comunicação brasileira”.

“Com pesar e gratidão, hoje nos despedimos do grande Léo Batista, escolhido pela Estrela Solitária e um dos maiores nomes da comunicação brasileira. A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou o ‘Tempo de Botafogo’. Torcedor declarado e sócio desde 1992, Léo sempre exaltou o nome do Clube e ganhou um espaço a mais nos corações alvinegros. Em nossa casa, o Nilton Santos, viu a cabine de TV ser batizada com o seu nome e foi ovacionado por milhares de botafoguenses em lindas homenagens. Uma relação de amor, reconhecimento e lealdade”, escreveu o clube.

Nascido em 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis (SP), Léo Batista teve uma trajetória de mais de 50 anos na TV Globo, onde se tornou sinônimo de esporte. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1 e apresentou os principais programas do canal.

Além do esporte, apresentou o Jornal Nacional, o Jornal Hoje e desfiles do Carnaval carioca. Antes da Globo, o jornalista passou pela TV Excelsior, em 1970.

Léo Batista foi casado por 60 anos com Leyla Chavantes Belinaso. Era viúvo desde 2022, quando a esposa faleceu, aos 84 anos, vítima de um afogamento na piscina. Foi ele que a encontrou desacordada na residência onde viviam, no Rio de Janeiro. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do jornalista.

NOTÍCIAS RELACIONADAS