As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.
Está aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei número 14/2025, de autoria do Executivo Municipal, que institui o incentivo econômico chamado de “Bônus Fiscal Melhoramento Genético”. A proposta vem em complemento à Política Municipal de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura.
Segundo a mensagem do projeto, atualmente o município promove a entrega ou doação de doses de sêmen aos produtores rurais e inseminadores cadastrados no programa, de acordo com o movimento da produção leiteira registrado pelos mesmos. No entanto, é necessário procedimento licitatório para a aquisição das doses de sêmen pelo menor preço, e, posteriormente, a entrega das mesmas aos produtores.
O que se propõe é a criação de bônus fiscal, calculado de acordo como o movimento econômico do leite de cada propriedade, a quantidade de doses a que o produtor teria direito e a conversão em pecúnia. “Assim, o produtor rural terá a liberalidade de adquirir o sêmen na variedade que entender mais adequada e junto ao fornecedor que mais lhe agrada, ao passo que se cadastrará no programa para o posterior recebimento, por parte da administração municipal, do valor que lhe cabe de acordo com a lei”, explicou o vereador Julcemir Bombassaro (PSD), em tribuna.
Pix do Agro
Neste sentido foi também analisado e aprovado na Casa Legislativa o Projeto de Lei número 15/2025, que altera as Leis Municipais números 2.345/2017 e 2.645/2021. O projeto de lei em questão visa promover alteração com a finalidade de viabilizar o pagamento do bônus fiscal aos produtores de leite, conhecido como “Cheque do Leite”, e, do bônus fiscal hora máquina aos produtores rurais, conhecido do “Cheque do Campo”, por meio do sistema de pagamento instantâneo Pix.
Edson Ferrari (MDB), citou, em tribuna, que tais modalidades de transferência bancária, juntamente com o bônus fiscal destinado ao aprimoramento genético, constituirão o denominado “Pix do Agro”, forma através da qual se dará o pagamento desses três incentivos concedidos pelo município aos produtores rurais.
As duas propostas foram aprovadas por unanimidade.
Borges comentou que a Unochapecó possui inserção regional fortemente marcada pela Macrorregião de Saúde Grande Oeste de Santa Catarina, abrangendo 78 municípios, incluindo Chapecó e São Lourenço
O presidente da Casa Legislativa, vereador João Suldowski (PP), citou que no último domingo (6), a equipe do São Lourenço Futebol Clube sagrou-se campeã da Copa Liga Chapecoense
Sistema de cronometragem eletrônica, grades, sonorização, narração, confecção de troféus e medalhas, entre outros, no valor de até R$ 40.500,00, assegurará a realização do evento.
Os jovens participaram de dinâmicas para elaboração de discursos, além de reconhecer demandas da comunidade e buscar possíveis soluções para estas demandas.
O vereador Jader Ioris (PP), disse que a realização de festividades em comemoração à Páscoa já é tradição no município, e cita como exemplo a encenação da Paixão de Cristo.
Os três projetos receberam votos favoráveis dos vereadores lourencianos.