O livro conta com cerca de 300 biografias, juntando-se fotos e demais informações de personalidades, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município lourenciano, datas e fatos históricos
Uma volta ao tempo repleta de emoção e homenagens. Assim foi marcada a cerimônia de lançamento do livro “As histórias por trás das denominações dos espaços públicos de São Lourenço do Oeste”, realizada na sexta-feira (29), no Clube Recreativo Araucária e reunindo mais de 400 pessoas, entre familiares de homenageados com denominações de espaços públicos municipais, e autoridades.
A obra é iniciativa da Câmara Municipal, organizada pelos servidores Éderson Hermann, Fábio Regert e Samara Graciolli e conta ainda com a colaboração da professora Neli Bastezini Krombauer. “O trabalho começou a ganhar forma no mês de julho de 2022, quando a equipe da Câmara Municipal, juntamente com a professora Neli, iniciou os trabalhos de pesquisas e elaboração do novo livro”, disse Hermann.
O principal objetivo do livro é trazer, em forma de homenagem, a biografia de todas as pessoas que dão nome a espaços públicos em São Lourenço do Oeste, seja em ruas, praças, escolas, ginásios, entre outros. “Este trabalho durou 26 meses, haja vista a necessidade de analisar toda a legislação pertinente as denominações, desde 1959, emancipação do Município, até os dias atuais”, enfatizou Éderson, citando ainda que a Câmara Municipal, em 2018, lançou o livro intitulado “São Lourenço do Oeste em Memórias”, o qual faz o resgate histórico de São Lourenço, e foi a partir deste livro que, segundo ele, despertou a necessidade da elaboração da nova obra.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Marlice Perazoli, se diz orgulhosa pelo resultado apresentado. “Hoje, celebramos não apenas a entrega de um livro, mas o resgate e a homenagem a todos aqueles que, ao longo de nossa trajetória, deixaram suas marcas em São Lourenço do Oeste”.
A disponibilização desta obra, segundo Marlice, marca um momento histórico do Legislativo lourenciano. “Vai além da mera compilação de leis e documentos. Ele se constitui em um testemunho vivo da nossa identidade coletiva, um tributo àqueles que moldaram nossa história e um farol para as futuras gerações”.
O livro conta com cerca de 300 biografias, juntando-se fotos e demais informações de personalidades, pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município lourenciano, datas e fatos históricos que levam nomes nos mais diversos espaços públicos da cidade e do interior.
O livro pode ser adquirido junto ao Instituto Cultural de São Lourenço pelo preço de custo – R$ 65,00 - e todo recurso revertido para investimentos culturais.
Valdelírio se reelegeu Prefeito obtendo 1.078 votos (53,13%), enquanto Agusto somou 951 votos (46,87%) na última eleição.
O seminário contou com palestras sobre o papel do vereador e o processo legislativo, com as professoras Renata Cunha e Priscila do Amaral.
O montante previsto para 2025 é de R$ 158.900.000,00.
A matéria foi aprovada por unanimidade.
O Selo conquistado pelo Legislativo é o patamar máximo de avaliação em transparência das informações públicas
O principal objetivo do novo livro é trazer, em forma de homenagem, a biografia de todas as pessoas que dão nome a espaços públicos