Medida também altera idade mínima de 25 para 21 anos.
A lei que dispensa a autorização do cônjuge para realização da laqueadura, para mulheres, e vasectomia para homens, entrou em vigor nesta quinta-feira (2). A nova regra também diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para fazer os procedimentos no Brasil.
A norma foi sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em setembro do ano passado e tinha 180 dias para entrar em vigor. A mudança, segundo o Senado, faz parte da Lei do Planejamento Familiar, de 1996.
Anteriormente, as mulheres tinham que ter ao menos dois filhos para a realização da laqueadura, o que passa a não ser mais exigido. Outra novidade é que o procedimento pode ser feito ainda na sala de cirurgia, durante o parto, evitando que a mulher tenha que se submeter novamente a internações.
Conforme o Senado, nova lei fará com que a legislação do Brasil esteja em consonância com a de países como Canadá, França, Alemanha, Argentina e Colômbia, que, no caso de pessoas capazes, vedam a esterilização apenas de menores de idade.
Albiano de Camargo, 41 anos, teve alta no domingo (24) e relembrou os momentos vividos após uma grande quantidade de terra cair sobre ele em obra de drenagem na última quinta-feira (21).
Valdecir de Oliveira está em tratamento contra câncer há cinco anos e sofreu AVC, ficando impossibilitado de trabalhar.
Ministros formaram maioria para manutenção da prisão do ex-jogador nesta sexta-feira (22); placar da votação está 7 a 1
Natacha Horana, ex-bailarina do Faustão, foi detida pela Guarda Municipal de Balneário Camboriú em julho de 2020 durante a pandemia, quando aglomerações eram proibidas
Músico perdeu o controle do veículo na ERS-307, em Santa Rosa, e acabou capotando no dia 11 de novembro. Segundo nota da banda Os Atuais, artista vai seguir recuperação em casa.
Aeromusic promove shows, saltos de paraquedas e vôos panorâmicos