O lutador João Maciel Costa sobreviveu a um acidente em que teve o carro completamente destruído no início de janeiro
Dá para considerar quase um milagre conseguir conversar com o lutador João Maciel Costa, 40 anos. Dono de uma academia de boxe em São José, em janeiro ele sofreu um acidente gravíssimo e busca ajuda para custear o tratamento.
Maciel, que em dezembro de 2024 foi destaque ao sair da aposentadoria e vencer uma luta de “boxe sujo”, sofreu o acidente em 16 de janeiro. Segundo relato, ele estava com o carro parado na BR-101, na fila, e um caminhão não conseguiu parar e atingiu seu carro, esmagando-o contra uma van Sprinter.
Em conversa por áudio, o próprio lutador, que é uma das referências no boxe em SC, explicou a sequência de fraturas, lesões e problemas que teve após a batida.
“Tive a coluna fraturada na altura da L5 e na altura da T3, em dois locais tive uma coluna fraturada. Tive cinco costelas fraturadas, tive o externo fraturado, o pulmão perfurado e a parte inferior do abdômen rasgada pelo lado de dentro também, onde tive hemorragias internas. E tive uma hiperextensão de todos os ligamentos tendões da região pélvica, onde o equilíbrio era difícil, correr não consigo, treinar demora um pouco ainda. Tive uma lesão nas costas onde tenho que treinar toda semana”.
Além de toda a gravidade da batida e as lesões, Maciel ainda ficou em coma por três dias, passou por processos de reanimação no local do acidente e no hospital, também precisou receber sangue.
“Sete dias após o acidente, que foi em uma quinta-feira, na quarta-feira seguinte eu já estava indo para casa. E desde lá cada dia melhorando um por cento, graças a Deus”.
Segundo Maciel, que teve acesso posteriormente ao boletim de ocorrência, a batida foi causada pelo motorista do caminhão, que não freou e fez o carro ser esmagado. De acordo com ele, o homem se negou a fazer o teste do bafômetro e apresentava sinais de estar sob efeito de substâncias. Ele foi detido e liberado após pagar fiança.
Ajuda para o lutador
Nas redes sociais, amigos e alunos se mobilizaram para fazer uma vaquinha para auxiliar no tratamento. O lutador está com a força do braço comprometida em 90%, o que dificulta principalmente a sua capacidade de trabalhar com o boxe. A cirurgia para reparar o tendão rompido e o ligamento na cabeça maior do bíceps com o ombro não foi realizada no hospital Regional de São José durante sua internação e, por isso, a busca por um tratamento adequado.
A cirurgia custa em torno de R$ 16 mil, com os valores envolvidos também com anestesia e internação. Já foram arrecadados pouco mais de R$ 9 mil. Para quem quiser ajudar basta acessar clicando aqui ou enviando um PIX para a chave: [email protected].
Autor de 40 anos chegou a ir até a empresa onde a mulher trabalha.
Família informou que vítima é autista nível 3 e sofre com problemas cardiovasculares e epilepsia.
Motivação do crime seria a rivalidade entre facções criminosas.
Vítima foi encaminhada ao hospital com vários ferimentos, inclusive suspeita de traumatismo cranioencefálico.
Polícia Civil acredita que dupla esteja escondida no exterior; sequestradores são procurados pela Interpol após crime que matou jovem de Araquari no PR
Vítima sofreu fraturas múltiplas no rosto, diversas escoriações pelo corpo e permanece internada em um hospital da região. Apontado pelo crimes está foragido.