Tivi São Lourenço, 08 de fevereiro de 2025

DESTAQUE

IPTU 2025: Pagamentos estarão disponíveis somente de forma digital em São Lourenço do Oeste

De acordo com a Secretaria da Administração, o município conta com 10.165 imóveis cadastrados para o pagamento do imposto neste ano.

Segurança

Mãe de uma menina e gêmeos dá à luz trigêmeas em SC

Helena, Heloísa e Aurora nasceram com 35 semanas, de uma gestação considerada de alto risco.

Por Oeste Mais

Atualizado em 07/02/2025 | 10:21:00

Graziela Cândido, de 36 anos, mãe de uma menina de 6 anos e gêmeos de 8 anos, deu à luz trigêmeas nesta semana no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, Sul de Santa Catarina.

Conforme a Secretaria do Estado da Saúde (SES), o parto aconteceu na terça-feira, dia 4, na maternidade da instituição. As meninas Helena (2.480 kg), Heloísa (2.250 kg) e Aurora (2.140 kg) nasceram de 35 semanas de gestação em um parto emocionante, realizado pelo SUS.

A gestação, considerada de alto risco desde o início, foi acompanhada pela equipe multiprofissional do ambulatório, além de ser marcada por cuidados especiais.

Graziela descreveu a experiência como tranquila, apesar do caso ser raro. “A equipe é incrível. Durante todo o meu processo, fui muito bem acolhida e tive uma gestação, mesmo com trigêmeos, tranquila. Foi um parto emocionante; chorei quando tive elas nos meus braços. Será um momento para toda a vida”, afirmou a mãe.

O médico ginecologista e obstetra Leandro Fossati Silveira, responsável pelo acompanhamento e pela realização do parto, explica que a gestação múltipla é um caso raro e que o fator genético desempenha um papel importante.

“O mais interessante foi que essa gestação múltipla foi tricoriônica e triamniótica, ou seja, cada bebê tinha sua própria placenta e bolsa amniótica”, relata o médico. Ele também destaca a importância da adesão de Graziela ao pré-natal de alto risco, que incluiu monitoramento e exames rigorosos conforme a conduta médica.

“O resultado foi um parto lindo, com bebês saudáveis e uma parturiente em ótima recuperação. Parabéns ao casal!”

Em 2024, entre janeiro e dezembro, o Hospital Nossa Senhora da Conceição realizou um total de 2.341 partos, entre cesarianas e normais. Além disso, a unidade possui Certificado de Qualidade emitido pela Organização Nacional de Acreditação e é reconhecida como referência em diversos serviços de alta complexidade e para gestação de alto risco no estado de Santa Catarina.

NOTÍCIAS RELACIONADAS