Itens removidos do prédio, como portas, janelas, móveis planejados, eletrodomésticos e até mesmo um elevador panorâmico foram doados a instituições de caridade.
A EMBRAED Empreendimentos, empresa reconhecida nacional e internacionalmente pelo padrão exclusivo em 48 edifícios de luxo já entregues em Balneário Camboriú/SC, iniciou a maior demolição mecânica de um prédio residencial já realizada no Brasil, na Avenida Atlântica, que tem o metro quadrado mais valorizado do país. Para viabilizar o novo empreendimento que deve se tornar mais um ícone da construção civil, a EMBRAED adquiriu os 16 apartamentos que compõem o edifício Ivo Agostinho Roveda, de 20 andares e 60 metros de altura, possibilitando a demolição completa da estrutura.
Nesta terça-feira (19), foram içadas ao topo do edifício duas escavadeiras hidráulicas de 5,5 toneladas cada, com o uso de um guindaste com capacidade para 200 toneladas. A estratégia de desconstrução mecânica foi escolhida pela EMBRAED para garantir segurança e controle ao longo de todo o processo, além de reaproveitamento de resíduos. A operação abrirá espaço para um novo empreendimento, planejado para ocupar uma posição de destaque no cenário urbano brasileiro, com altura prevista de 270 metros, o mais alto já erguido pela construtora e deve entrar no ranking dos mais altos do país.
“Balneário Camboriú vive um momento importante de transformação e a EMBRAED segue comprometida em contribuir com projetos inovadores que elevem o cenário urbano da cidade. No lugar do edifício atual, vamos construir um empreendimento que simbolize a qualidade e a inovação que marcam nossa trajetória, o que irá refletir no desenvolvimento econômico. Em uma operação desse porte, a segurança é nossa prioridade. Dedicamos dois meses ao desenvolvimento de um plano de gerenciamento de demolição, com foco na proteção dos trabalhadores e das pessoas no entorno, garantindo que cada etapa ocorra com máxima precisão,” afirma Tatiana Rosa Cequinel, CEO da EMBRAED.
Outro foco importante é a destinação sustentável dos materiais resultantes da demolição. "Mais de 90% do entulho será reciclado em uma usina que separará concreto, madeira, fios e vidro, que no futuro serão utilizados como insumos para a construção civil. Esse processo de reciclagem é fundamental para minimizar o impacto ambiental da obra e garantir o reaproveitamento eficiente dos recursos", detalha o engenheiro civil da EMBRAED, Rodrigo Jardim. A operação de demolição, que envolve 20 profissionais, deve durar cerca de seis meses e é realizada pela empresa especializada Terra Brasil, contratada pela EMBRAED para garantir o alto nível de segurança e execução.
Além disso, os itens removidos do prédio foram destinados a instituições de caridade por meio do Instituto Rogério Rosa, braço social da EMBRAED. "Portas, janelas, móveis planejados, eletrodomésticos como fogões e geladeiras e até mesmo o elevador panorâmico foram doados. Esse reaproveitamento beneficia as comunidades locais e evita o desperdício de materiais em boas condições de uso", explica o engenheiro.
Sobre a EMBRAED Empreendimentos
Fundada em 1984, a EMBRAED é pioneira na construção de luxo em Balneário Camboriú, Santa Catarina (Brasil). O município está no topo do ranking em valorização imobiliária. Possui 48 edifícios já finalizados, quase mil colaboradores e um centro de produção próprio de mais de 20 mil m2 para dar formas aos seus trabalhos únicos, o Padrão EMBRAED. O seu padrão já atravessou fronteiras tanto que foi a escolhida para desenvolver o primeiro empreendimento residencial da grife italiana Tonino Lamborghini no país.
Em 2021, expandiu sua atuação e lançou um projeto em Itapema (SC) e outro em Maringá (PR). É considerada a melhor construtora em satisfação do cliente do Brasil pelo Instituto MESC - Melhores Empresas em Satisfação do Cliente e referência no segmento da construção civil em práticas para a equidade de gênero e promoção da liderança feminina no Brasil pela “Pesquisa Mulheres na Liderança 2021” promovida pela Ipsos e a ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL), em parceria com os jornais Valor Econômico e O Globo e as revistas Época Negócios e Marie Claire. Também é a primeira construtora de Balneário Camboriú a receber a ISO 14001, certificação internacional que garante a prática de sistemas de proteção ambiental.
Vocalista da banda Os Atuais segue internado na UTI desde acidente na última segunda-feira.
Guarda provisória foi concedida e crianças de 1, 6 e 7 anos passavam fase de estágio de convivência na casa do casal.
Imóvel que a mulher estava pegou fogo na cidade de Rio do Sul na manhã deste domingo (17)
Cachorrinha tem um ano de idade e, mesmo sem nunca ter engravidado, começou a amamentar o gatinho.
Recém-nascidos de Passos Maia, Xanxerê e Abelardo Luz completam data na UTI Neonatal do HRSP.
Show da cantora baiana aconteceu durante o festival Folianópolis na noite dessa sexta-feira (15)