Tivi São Lourenço, 28 de setembro de 2024
Gerais

Maior ídolo do Criciúma no acesso a série A revela sua luta contra um câncer

A revelação foi durante o Podcast Denilson Show com momento de pura emoção

Por ND Mais

Atualizado em 28/09/2024 | 13:40:00

O ex-atacante e ídolo do Criciúma, Eder, contou na última segunda-feira, dia 23, que lutou em segredo contra um câncer no estômago, enquanto ainda jogava pelo Jiangsu Suning, na China, em 2019. A revelação foi durante o “Podcast Denílson Show”, com o também ex-jogador e campeão mundial, Denílson, junto com o jornalista Chico Garcia.

Na entrevista, o agora superintendente de futebol do Tigre, revelou que apenas seus companheiros de equipe no São Paulo e no Criciúma sabiam da história, pois prometeu a si mesmo que se voltasse a jogar e fosse campeão, contaria da situação para o elenco.

Enquanto jogava no futebol chinês, Eder sentia dores no seu estômago. Em uma viagem para o Brasil, o atleta fez uma endoscopia em Criciúma e retornou para a China. A biópsia constatou um câncer no estômago do atacante, um adenocarcinoma. “Desliguei o celular, sentei na cama e comecei a chorar. Liguei pro Miranda (ex-zagueiro e companheiro no Suning), ele me abraçou e foi comigo ao hospital na China”, conta. O exame realizado no país asiático confirmou o diagnóstico. Eder teve a sorte de descobrir o problema cedo, sendo assim, a possibilidade de cura seria muito maior. O atacante tentou uma forma de evitar a cirurgia realizando uma endoscopia, para poder seguir a carreira como jogador, com um médico em Curitiba. Porém, a tentativa não foi bem sucedida e com isso, foi necessária a realização de uma cirurgia.

Em 20 de novembro de 2019, foi realizada a cirurgia, para salvar a vida do atacante, que não tinha muitas esperanças de voltar a jogar. Foi preciso remover uma parte do estômago, de 25 a 30%, e um pedaço do intestino. “O meu peso normal de jogar era 75 kg e eu fui para 67 kg”, revela. O momento da cirurgia de Eder foi durante o começo da pandemia de Covid-19, que iniciou na China. O futebol estava parado no país, e seu clube praticava os treinos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Dez dias após o procedimento, o atacante passou por uma nova consulta, depois de passar também por alguns dias ingerindo apenas líquidos e perdendo peso. “Nesse dia, eu subi a escada andando normal, e a enfermeira me disse que eu ‘tinha que ser estudado’”, pontua Eder, que começou a acreditar novamente no retorno aos gramados.

Depois de mais um mês da cirurgia, Eder disse que poderia começar a caminhar. “Eu fui para uma pista de caminhada em Criciúma, e comecei a correr. Depois eu sentei e falei ‘não vai dar mais’, a cabeça começou a tontear”, expressou. No dia seguinte, o atleta tentou correr novamente, e alguns dias depois, já estava correndo alguns quilômetros.

De março para abril de 2020, o ídolo carvoeiro recuperou o peso. “Chegou em maio, junho, o Jiangsu Suning liga falando que vai voltar o campeonato. Eu falei ‘vou voltar’. Volto, sou campeão na China. Vou pro São Paulo, sou campeão. E volto pro Criciúma, sou campeão também”, finaliza Eder, que emocionou os apresentadores do programa.

Após passar pelo câncer, Eder ainda jogou profissionalmente por mais quatro anos, conquistando o Campeonato Chinês pelo Jiangsu Suning em 2020 e o Paulistão de 2021 pelo São Paulo. Em 2023, o atacante, natural de Lauro Müller, retornou para sua casa, o Criciúma, onde conquistou mais dois títulos estaduais e conseguiu, junto ao elenco, o acesso para a Série A, com a terceira posição da Série B de 2023. Em 3 de agosto de 2024, Eder abandonou os gramados oficialmente, na vitória por 2 a 0 do Tigre contra o Atlético Mineiro. A partida contou com inúmeras homenagens ao ídolo, espalhadas por todo o Estádio Heriberto Hülse. Com 25 gols em 101 jogos, o ex-atacante agora trabalha como superintendente de futebol do Tigre. Na entrevista, o agora superintendente de futebol do Tigre, revelou que apenas seus companheiros de equipe no São Paulo e no Criciúma sabiam da história, pois prometeu a si mesmo que se voltasse a jogar e fosse campeão, contaria da situação para o elenco. Fonte Tnsul Davi Barbosa

NOTÍCIAS RELACIONADAS